CI

Recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas em MG

Produtores de São Pedro da União se mobilizam em 'Dia do Campo Limpo' para coleta de embalagens


Foto: kiankhoon/DepositPhotos

No município de São Pedro da União, no Sul de Minas Gerais, mais de 80 produtores rurais participaram do "Dia do Campo Limpo" na última segunda-feira (15 de abril), conforme o divulgado pela Emater-MG. O evento, organizado pela Emater-MG, teve como objetivo recolher embalagens vazias de agrotóxicos, resultando na coleta de 1.630 quilos de materiais. Essas embalagens, que agora serão destinadas adequadamente, representam não apenas um cuidado com a saúde dos trabalhadores e suas famílias, mas também com o meio ambiente.

Desde 2021, a Emater-MG tem promovido eventos de recolhimento de Embalagens de agrotóxicos em São Pedro da União, totalizando cerca de 10,5 toneladas coletadas até o momento, conforme dados da Apamig. Essas ações não se limitam apenas a esse município, estendendo-se a várias outras regiões, com destaque para as áreas produtoras de café no Sul do estado. O descarte adequado desses materiais é essencial para evitar danos à saúde e ao meio ambiente, uma vez que os resíduos de produtos químicos podem contaminar o solo e os recursos hídricos.

De acordo com dados da Emater-MG, segundo o InPEV, criador do Sistema Campo Limpo, essa iniciativa possibilita o fechamento do ciclo de vida das embalagens, destinando-as corretamente para se tornarem matérias-primas de novos produtos, incluindo embalagens de defensivos agrícolas, tampas e outros artefatos plásticos. As embalagens que não podem ser reaproveitadas passam por incineração controlada, evitando assim a contaminação ambiental.

A Emater-MG aderiu ao Sistema Campo Limpo desde 2021, organizando eventos em diversos municípios por meio de seus técnicos de campo, que mobilizam os produtores e fornecem orientações sobre o manejo e descarte adequado das embalagens de defensivos agrícolas.

Segundo a Emater-MG, essa iniciativa faz parte da estratégia da Emater-MG para promover a sustentabilidade na agropecuária, sendo a primeira empresa do setor público de assistência técnica e extensão rural do Brasil a aderir ao Pacto Global, uma iniciativa da ONU. O Pacto Global tem como objetivo a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. A adesão ao pacto demonstra o compromisso da Emater-MG com os princípios de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Diversos programas da Emater-MG já estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), incluindo a geração de energia limpa, transparência e anticorrupção, além da promoção da segurança alimentar e preservação hídrica no campo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.