Programa distribui 11,7 mil toneladas de fertilizantes
O volume superou a meta e atende 109 municípios mineiros

A segunda etapa do Programa de Doação de Fertilizantes, executado pelo Governo de Minas por meio da Emater-MG, distribuiu mais de 11,7 mil toneladas do fertilizante/corretivo de solo agrosilício entre os meses de fevereiro e junho deste ano. O volume superou a meta estabelecida de 10 mil toneladas e atendeu 109 municípios mineiros.
De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o programa foi lançado em 2024 em parceria com a Emater-MG e a Harsco Environmental, responsável pela doação do insumo. A ação tem como finalidade melhorar a qualidade do solo, ampliar a produtividade agrícola e incentivar práticas sustentáveis no campo.
No município de Mathias Lobato, localizado no Vale do Rio Doce, dezesseis agricultores do assentamento Maria da Penha recebem o produto pela primeira vez. Segundo o extensionista da Emater-MG, Amarildo Mafalda, a expectativa é de que o uso do agrosilício "traga uma melhoria no solo, aumento na produtividade e na qualidade da produção das hortaliças, dos pomares e das lavouras de milho, feijão e mandioca". A distribuição local de 26 toneladas foi viabilizada por meio de parceria com a prefeitura, informou a Seapa.
De acordo com a secretaria, na região Central do estado, nos arredores de Sete Lagoas, 90 agricultores foram beneficiados em 2025. Segundo o coordenador técnico regional da Emater-MG, Walfrido Machado Albernaz, esse número soma-se aos 150 agricultores atendidos em 2024.
A logística do programa prevê que os municípios contemplados estejam situados em um raio de até 300 quilômetros de Timóteo, local onde ocorre a retirada do insumo pelas prefeituras. Após a coleta, o produto é distribuído aos agricultores locais.
A Emater-MG atua no acompanhamento técnico de todas as etapas do programa, começando com a análise de solo. A instituição também participa do processo de entrega do insumo, prestando orientação aos produtores beneficiados. No ano passado, cerca de cinco mil toneladas do agrosilício foram entregues a 90 municípios, beneficiando mais de mil produtores. A expectativa, segundo a Emater-MG, é de que a meta seja novamente superada em 2026.