CI

Agricultor inova em atividades de inserção de feijão na agricultura familiar em Goiás

Embrapa desenvolve trabalhos na Região do Vale do São Patrício - Goiás


A Embrapa desenvolve trabalhos na Região do Vale do São Patrício - Goiás, desde 2010, em parcerias com a Emater e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Ceres. A área na Fazenda Córrego do Marinho, em Rialma, é composta por 15ha, nos quais são produzidos, constantemente, milho verde, mandioca de mesa, abacaxi e feijão irrigado de terceira safra. Nesse ano, o arrendatário da propriedade, Sr. Antônio Gomes de Souza, conhecido por “Seo Viola”, decidiu realizar inovações, com o plantio consorciado de melancia e feijão, e abacaxi com feijão, utilizando a cultivar BRSMG Realce. Com boa carga de vagens formadas e bem desenvolvidas, já em fase de enchimento, é esperada também boa produção.

Em 2017, a parceria Embrapa e Emater realizou a Unidade de Construção do Conhecimento de feijão irrigado na propriedade, também com a BRSMG Realce, numa área de 1,3ha que produziu 1.080kg (16 sacos de 60 kg) e 2.920 kg (47 sacos de 60 kg). Além dessa área, ele plantou e produziu cerca de 1ha de feijão com sementes próprias, das variedades “Paranasinho” (tipo roxinho) e “Olho de Pomba”. Desta vez, com a nova prática, que trouxe diminuição de custos pelo aproveitamento para o feijoeiro da adubação e da irrigação, que na melancia é feita por gotejamento e, no abacaxi, por aspersão convencional; e com a venda, que é feita de forma favorecida pela qualidade do produto, “Seo Viola” espera ganho maior que nos anos anteriores.

“Seo Viola” plantou, nesse ano, 4,2ha de melancia e tem cerca de 100 mil mudas plantadas de abacaxi. O Município de Rialma é atendido pelo extensionista Quintino Moreira, da Emater Rianápolis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.