CI

Feijão 2ª safra: quais são as expectativas de produção no Rio Grande do Sul?

Preços da Emater/RS-Ascar mostra uma queda na cotação do feijão


Foto: Canva

Segundo dados do Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, a segunda safra de feijão no Rio Grande do Sul promete uma colheita com área cultivada estimada em 19.900 hectares e uma produtividade prevista de 1.568 kg/ha. As lavouras estão em crescimento, exibindo um desenvolvimento saudável, boa floração e formação de vagens satisfatória. No entanto, a colheita ainda está em estágio inicial, progredindo lentamente enquanto aguarda a conclusão do ciclo das plantações.

Em relação à saúde das plantas, há registros pontuais de antracnose, a principal doença que afeta essa cultura. Nas regiões administrativas de Frederico Westphalen e Ijuí, as lavouras estão em diferentes estágios fenológicos, com expectativas de rendimento variadas. Em Frederico Westphalen, a estimativa atual é de 1.814 kg/ha, enquanto em Ijuí, predominam áreas com potencial produtivo promissor e condição fitossanitária excelente.

A região de Santa Maria relata um progresso diversificado nas fases de crescimento das plantações, com algumas já em fase de maturação e colheita. Em Soledade, o clima tem sido propício, com temperaturas adequadas, chuvas regulares e radiação solar suficiente, proporcionando um ambiente favorável para o crescimento saudável das lavouras. O monitoramento e controle de pragas e doenças, como vaquinha, ácaro e antracnose, estão em andamento, com uma pressão geralmente baixa desses problemas.

Quanto à comercialização, o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar mostra uma queda na cotação média da saca de feijão no Estado, passando de R$ 317,70 para R$ 297,13 na última semana, representando uma retração de 6,47%. Essa variação pode influenciar os produtores e os mercados nos próximos períodos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.