CI

Unidade de Referência Tecnológica é inaugurada durante a ExpoLajes 2017

Foi inaugurada, na última sexta-feira (1), a URT do projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável”, em Lajes


Foi inaugurada, na última sexta-feira (1), a Unidade de Referência Tecnológica (URT) do projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável”, em Lajes. O município é o primeiro do Rio Grande do Norte e um dos doze do Nordeste, além do norte de Minas Gerais, a receber esse inédito projeto que visa identificar as forrageiras mais adaptadas ao clima destas regiões. Os trabalhos serão conduzidos pelo Instituto CNA, em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos. 

“Esse é um projeto bastante ousado que nasceu no Mato Grosso do Sul e em uma visita à Embrapa Gado de Corte constatou-se que lá, além de trabalhar com genética bovina, tem diversos trabalhos de desenvolvimento de forrageiras. Dessa forma, alguns desses experimentos resultaram em certas variedades que estavam demonstrando uma boa tolerância à seca. A partir daí, trouxemos para serem testadas em condições reais na região do semiárido brasileiro e iniciamos esses estudos nessas 12 cidades”, comentou o secretário-executivo do ICNA, André Sanches.

O projeto tem duração de 24 meses, mas nada impede que as avaliações e estudos permaneçam por mais tempo, segundo o presidente do sistema FAERN/SENAR, José Vieira. “A ideia, sobretudo, é fazer com que os produtores rurais possam ver de perto o que vai acontecer aqui dentro desta unidade. Queremos, portanto, que eles tomem conhecimento sobre o que deu certo ou não em relação à forragem e apliquem nas propriedades deles para terem subsídios durante o período de estiagem”.

Além de Lajes (RN),  municípios como Baixa Grande e Ipirá (BA); Poço Verde (SE); Batalha (AL); São João (PE); Tenório (PB); Ibaretama (CE); São Raimundo Nonato (PI); Fortuna (MA); Montes Claros e Carlos Chagas (MG) também foram contemplados no projeto. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.