CI

Campanha quer ampliar consumo de feijão

A meta é clara: manter o feijão vivo no prato do brasileiro



A meta é clara: manter o feijão vivo no prato do brasileiro A meta é clara: manter o feijão vivo no prato do brasileiro - Foto: Canva

Mesmo com preços mais baixos, o feijão está sendo deixado de lado na alimentação dos brasileiros. Segundo dados da Scanntech, divulgados recentemente, o consumo do grão caiu 4,2%, apesar de uma redução de 17,5% no preço. O arroz seguiu tendência parecida, com queda de 4,7% no volume consumido e retração de 14,2% nos preços.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe), a queda no consumo de feijão é uma preocupação antiga. Nas últimas quatro décadas, o consumo per capita passou de 19 kg para 12,8 kg por ano. Entre os fatores estão a urbanização, famílias menores e a falta de tempo para cozinhar. Diante desse cenário, o setor está se mobilizando com a campanha Viva Feijão, que aposta em vídeos, redes sociais e influenciadores para reconectar o brasileiro com esse alimento tradicional e afetivo.

A ação inclui também o engajamento de produtores e parceiros do setor por meio do Clube Premier do Ibrafe, com incentivo à participação em eventos como o Pulse Day e à divulgação do perfil @vivafeijao no Instagram. A campanha pretende ainda ocupar as ruas com adesivos e divulgar opções de feijão pronto para atender ao consumidor moderno.

A meta é clara: manter o feijão vivo no prato do brasileiro. Para o Ibrafe, essa é uma causa social e cultural que precisa da força coletiva do setor para ser revertida.     “Vamos disponibilizar um adesivo oficial para carros, caminhonetes, tratores e onde mais for possível. Você pede, e nós enviamos o arquivo para impressão na sua região. Se o consumidor moderno acha complicado preparar pequenas porções de Feijão, vamos ocupar espaço com o Feijão pronto. O importante é manter o Feijão vivo no prato do brasileiro e transformar essa mobilização em força coletiva do setor”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.