CI

Previsão indica primeiras geadas do outono

Massa de ar frio avança com deslocamento das chuvas


Massa de ar frio chega derrubando as temperaturas, com possibilidade de geadas na serra catarinense. Chuvas ainda devem ser a regra na faixa norte do país. Massa de ar frio chega derrubando as temperaturas, com possibilidade de geadas na serra catarinense. Chuvas ainda devem ser a regra na faixa norte do país. - Foto: Canva

Após a atuação de uma frente fria que trouxe acumulados de chuva expressivos na região sul nos últimos dias, o sistema começa a se deslocar em direção ao Centro-Oeste e Sudeste do país, levando as chuvas e dando espaço para uma massa de ar seco e frio.

Essa massa de ar frio, deve limpar o tempo sobre o sul do Brasil, trazendo também temperaturas na ordem dos 10°C no amanhecer desta quarta-feira (17.04) e um anoitecer ainda mais frio nos pontos de maior altitude da região sul.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Ao mesmo tempo, o ramo de instabilidades da frente fria deve atuar diretamente sobre áreas do Centro-Oeste e Sudeste, promovendo condições de chuvas acima dos 50 mm em setores de Mato Grosso do Sul.

No entanto, as chuvas devem ficar confinadas, pois uma massa de ar mais seco na parcela central do Brasil, impede o avanço mais expressivo das instabilidades. Isso mantém o tempo firme entre Minas Gerais, Goiás e o sul do MATOPIBA.

Já na faixa norte do país, as instabilidades associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda mantêm o quadro de chuvas volumosas desde o Amapá até o Rio Grande do Norte. Assim como as instabilidade conhecidas como “ondas de leste” favorecendo a ocorrência de chuvas na costa leste da região Nordeste. 

Primeiras geadas do outono

As projeções estão indicando a possibilidade para a formação de geadas no amanhecer da quinta-feira (18.04) no estado de Santa Catarina. 

Essa previsão vem se tornando consistente a cada nova atualização, com a persistência das condições de temperaturas baixas, céu limpo, vento calmo e umidade suficiente para formar os cristais de gelo na superfície.

Tudo indica que serão geradas mais fracas pontuais, com temperaturas na ordem dos 4°C nas regiões mais frias. Não temos indicativos de danos às lavouras na região.

 


Probabilidade de geadas no amanhecer de quinta-feira (18.04). Fonte: Agrotempo

 

Veja o mapa de previsão e o texto por região

 

Região Norte

As instabilidades seguem alinhadas com os corredores de umidade na região, além da influência termodinâmica – combinação entre o calor e umidade. Este cenário resulta em uma previsão de chuvas volumosas sobre o norte do Amazonas e ao sul de Roraima. Nas demais regiões as chuvas devem ocorrer, com volumes variando entre os 10 e 20 mm. A exceção será observada em áreas do sudeste do Pará e sul do Tocantins, onde espera-se o predomínio de tempo firme. Embora, algumas trovoadas passageiras possam ocorre no final do dia.

 

Região Nordeste

Segue o comportamento registrado ao longo das últimas semanas, onde a ZCIT mantém o padrão de instabilidades ao norte da região, promovendo condições de chuvas volumosas e persistentes desde o norte do Maranhão até o Rio Grande do Norte. Nesta quarta, os destaque são os grandes volumes previstos para o norte do Maranhão e norte do Piauí, onde as projeções sinalizam para mais de 50 mm no decorrer do dia. Algumas dessas chuvas devem avançar para o sul do Piauí, norte da Bahia e oeste de Pernambuco. No entanto, nessas áreas mais centrais, as instabilidades devem acontecer de forma isolada e pontual. Já na faixa leste, as “perturbações” que surgem no oceano, favorecem a formação das nuvens carregadas na região, em especial no Recôncavo Baiano, onde são revistas chuvas acima dos 20 mm.

 

Região Centro-Oeste

Nesta quarta-feira, a frente fria deve atuar de forma direta sobre o estado de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, onde as precipitações devem variar entre os 20 a 40 mm de maneira pontual. Algumas projeções indicam um cenário de chuvas mais intensas sobre o estado de Mato Grosso do Sul, com previsão de acumulados superiores aos 70 mm. As precipitações devem ocorrer durante todo o dia, perdendo intensidade apenas no período da noite, por isso estão previstos grandes volumes no decorrer do período. O tempo firme deve prevalecer sobre Goiás e leste de Mato Grosso, embora algumas trovoadas possam se formar entre a tarde e noite de forma isolada e passageira, resultando em acumulados inferiores aos 5 mm na maioria dos setores nessas áreas. Sobre as temperaturas, não é esperado frio, mas as máximas devem ficar abaixo dos 25°C no período da tarde em todo o Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. 

 

Região Sudeste

A frente fria deve atuar ao sul da região, particularmente sobre o estado de São Paulo, onde são esperadas pancadas de chuva entre os 10 e 20 mm nas áreas do sudeste do estado. Apesar das maiores condições de chuvas no interior e norte Paulista, essas instabilidades devem ocorrer com grande irregularidade. Porém, essas chuvas, serão favoráveis à redução das temperaturas máximas no período da tarde. Pontualmente, áreas do Vale do Paraíba podem registrar chuvas localmente fortes, na forma de trovoadas, promovendo acumulados acima dos 30 mm. Já nas demais regiões do Sudeste, a previsão indica o predomínio de tempo seco, embora as temperaturas máximas fiquem em torno de 28 a 32°C.

 

Região Sul

Após a atuação de uma frente fria, que trouxe grandes volumes de chuva, espera-se o deslocamento das instabilidades em direção ao norte da região. Desta forma , ainda são esperadas pancadas de chuva sobre o estado de Santa Catarina e Paraná, mas de maneira mais fraca e pontual do que nos últimos dias. Ao mesmo tempo, uma massa de ar seco e frio vem adentrando o território nacional pelo sul da região, trazendo temperaturas abaixo dos 10°C em áreas do centro de Santa Catarina e nas áreas de serra ao norte do estado gaúcho. Essa condição de tempo firme deve continuar avançando ao longo dos próximos dias, reduzindo ainda mais as temperaturas na região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.