CI

Colheita da 1ª safra de feijão avança no Rio Grande do Sul

As regiões Sul e Nordeste do estado continuam com o processo de colheita


Foto: Canva

A temporada de colheita da primeira safra de feijão no Rio Grande do Sul segue seu curso, com progressos em diferentes regiões do estado. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, a área cultivada atinge 25.264 hectares, com uma produtividade média estimada em 1.930 kg por hectare.

Enquanto as regiões Sul e Nordeste do estado continuam com o processo de colheita, outras áreas já finalizaram essa etapa e estão se concentrando no plantio da segunda safra da leguminosa.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a colheita avança, embora a maioria das plantações ainda esteja na fase final de enchimento de grãos e maturação. Para garantir a uniformidade dos grãos e facilitar a colheita e o beneficiamento, as áreas em maturação estão passando pelo processo de dessecação. As lavouras nesta região apresentam um bom estado fitossanitário, e a expectativa é de que a média de rendimento se mantenha em torno de 2.400 kg por hectare.

Já na região de Pelotas, o progresso da colheita foi modesto, avançando apenas 2%, atingindo 89% da área total cultivada. Nesse cenário, 4% dos grãos estão maduros, 4% em formação e 3% em fase de floração. Em municípios como Arroio do Padre, Herval, Pelotas, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul e Tavares, a safra já foi concluída, proporcionando um panorama variado da produção de feijão no estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.