Frio intenso favorece brotação de pêssegos
Produtores priorizam sanidade na florada do pêssego

A poda dos pomares de pêssego avança com cautela na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (7), os agricultores mantêm um número maior de ramos carregadores como medida preventiva diante do risco de geadas no mês de agosto.
Segundo a publicação, “os produtores têm realizado a poda com parcimônia e certo atraso” e seguem aplicando tratamentos fitossanitários nas variedades precoces, que já iniciaram o florescimento, embora de forma ainda incompleta. O boletim informa que os consecutivos dias de temperaturas baixas registrados em junho e julho prolongaram o período de dormência das gemas florais e das plantas.
Na região de Pelotas, a situação é distinta. Com o avanço da floração em diversas cultivares, os produtores intensificam a finalização da poda de inverno e os tratamentos preventivos. A Emater/RS-Ascar destaca que essas práticas têm como objetivo proteger a florada e reduzir a incidência de doenças, especialmente a podridão-parda.
O informativo também aponta que “o frio intenso durante este inverno favoreceu a brotação uniforme das variedades cultivadas”, o que pode resultar em boa produtividade nas próximas safras.