CI

Projeto entrega equipamentos a agricultoras no Mato Grosso

Projeto Maria Terra atua em 13 municípios mato-grossenses



Foto: Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), realizou na quarta-feira (2) a entrega de equipamentos, materiais e insumos agrícolas a 30 coletivos de mulheres agricultoras, beneficiando cerca de 500 famílias. A ação ocorreu no auditório da Superintendência Regional da Conab em Mato Grosso (Sureg/MT), em Várzea Grande, região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

O Projeto Maria Terra tem como foco fortalecer a autonomia e ampliar a geração de renda para mulheres que lideram associações e cooperativas da agricultura familiar, especialmente aquelas que participam de programas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A coordenadora-geral do projeto, Eloísa Azeredo, afirmou que “a ação representa um avanço na formalização e estruturação da produção liderada por mulheres no estado”.

Durante o evento, foram apresentados os resultados obtidos após um ano de atividades, com destaque para o aumento de mulheres com Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e a regularização documental das organizações, condições essenciais para o acesso a políticas públicas do setor.

As representantes dos 30 coletivos receberam caixas d’água, motocultivadores, carretas, bandejas e substratos para mudas, além de plasma marinho, itens que visam ampliar a infraestrutura de produção. A programação incluiu ainda a 1ª Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Projeto Maria Terra.

Estiveram presentes no evento o reitor do IFMT, Julio César dos Santos; o pró-reitor de Extensão, Frankes Siqueira; e o presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (Funadif), José Bispo Barbosa.

Criado em 2024, o Projeto Maria Terra atua em 13 municípios mato-grossenses, organizados em quatro polos: Cuiabá, Diamantino, Jaciara e Nossa Senhora do Livramento. A iniciativa contempla ações de formação, organização e acompanhamento de mulheres agricultoras, camponesas e de comunidades tradicionais, oferecendo capacitação técnica e suporte contínuo, com o objetivo de promover a emancipação social e produtiva dessas mulheres.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.