Mato Grosso registra queda na participação de fêmeas no abate
Mato Grosso aumenta abate total, mas fêmeas diminuem

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou em sua análise semanal desta segunda-feira (11) que, em julho de 2025, Mato Grosso invejou 656,49 mil bovinos para o abate, um volume 7,07% maior que o registrado em junho. Apesar do aumento no número total de animais abatidos, a participação de fêmeas no total recuou para 48,35%, abaixo dos mais de 50% selecionados nos seis meses anteriores.
Segundo o Imea, essa queda na participação feminina reflete o início da retenção de matrizes no estado, um movimento reforçado pela recuperação nos preços do bezerro e pela melhoria na margem da margem. “A variação anual dos abates de fêmeas em julho de 2025, que apresentou crescimento nos dois meses anteriores, voltou a apresentar retração”, indica o relatório.
O instituto destaca que os abatimentos de vacas e novilhas no mês foram 3,28% menores que em julho de 2024. Essa redução, alinhada à transição do ciclo pecuário, contribui para a diminuição da participação de fêmeas no abate, o que é considerado positivo para os preços do boi gordo.