CI

Feira AgroBrasília 2025 realiza Dia Internacional

Evento reforçou a sustentabilidade da produção agropecuária brasileira



Foto: Divulgação

O terceiro dia de evento da edição de 2025 da Feira AgroBrasília recebeu mais de 20 embaixadas durante o Dia Internacional, realizado na manhã desta quinta-feira (22). Ao final do evento, os embaixadores fizeram uma caminhada pelo Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, tanto para conhecer as instalações como as tecnologias e stands dos produtores e empresas que participam da AgroBrasília.

O evento aos embaixadores, ocorreu no auditório Buriti, onde foram apresentados dados e informações sobre as técnicas sustentáveis e as tecnologias do agronegócio brasileiro. Após as apresentações os diplomatas caminharam pelo parque, indo até os estandes da Embrapa, da Aprosoja Brasil e da Emater-DF.

Quem abriu o evento foi o presidente da Feira AgroBrasília e da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), José Guilherme Brenner, que apresentou os diferenciais do agro no Brasil, assim como fez uma recapitulação histórica e geográfica do país. “Existe uma correlação muito grande entre regiões produtoras e regiões com um PIB maior. É uma cultura, uma indústria, o transporte”.

O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia e pesquisador da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, falou um pouco sobre a importância de compartilhar informações tecnológicas e sustentáveis sobre a agroindústria brasileira. “Esse evento busca levar uma visão técnica e qualificada sobre o agro brasileiro, temos a oportunidade de mostrar que com ciência e tecnologia é possível produzir e preservar o ambiente ao mesmo tempo”.  Faleiro explicou que o Dia Internacional é também é uma oportunidade de abrir novos mercados, pois o Brasil  produz de forma sustentável. “Sustentabilidade é uma palavra-chave, uma vez que é preciso buscar não somente produzir, mas com sustentabilidade econômica, social e ambiental”, completa.

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Cleison Duval, esclareceu a correlação da visita dos embaixadores no Dia Internacional da Feira AgroBrasília e como isso se correlaciona com a agricultura do país. “Essa ação é muito importante para os convidados conhecerem como funciona de fato a agricultura de perto, seja ela grande ou pequena. Eles sabem que somos grandes produtores, a importância do país nisso, mas não sabem no detalhe como funciona”, compartilha Cleison Duval.

O embaixador de El Salvador no Brasil, Luís Aparício, celebrou o evento e o que chamou de “milagre brasileiro” na área de agricultura – compartilhando, ainda, que o país pretende aprender com os conhecimentos compartilhados durante a Feira AgroBrasília.

“Para mim, é um prazer participar do evento Feira AgroBrasília. El Salvador está buscando parceiros estratégicos com o Brasil; participar desse evento nos mostrou a impressionante transformação agrícola. Como Governo de El Salvador, estamos constantemente em contato próximo com instituições brasileiras que podem nos ajudar a melhorar nossa agricultura, aprender com as experiências adquiridas, o conhecimento técnico e a expertise da agricultura brasileira. Estamos em busca de independência alimentar e queremos aprender com o milagre brasileiro”, explicou o embaixador de El Salvador no Brasil, Luís Aparício.

Os embaixadores de Nepal no Brasil, Nirmal Raj Kafle e Saraswati Kafle, também compareceram ao evento. “Participamos todos os anos da Feira AgroBrasília e a razão é que o Nepal tem buscado tecnologias no Brasil, que lidera na elaboração dessas tecnologias para a agricultura”, compartilhou o embaixador Nirmal Kafle.

O embaixador da Nigéria, Basil Maduka Okolo, compartilhou as similaridades do continente africano, em especial a Nigéria, com o Brasil e destacou também a proximidade do evento com Brasília, além de ter gostado dos produtos e tecnologias apresentadas: “Nós estamos aqui para a feira de negócios, e o que vimos na feira foi muito bom, e aqui na Feira AgroBrasília buscamos o que pode ser útil para a Nigéria. E destaco a conveniência da proximidade do evento com Brasília. Nós compartilhamos muitas similaridades com o Brasil, principalmente na agricultura, no clima, e no solo. Até mesmo as roupas são parecidas”, explicou Okolo.

Estiveram presentes os representantes da Argentina, Camboja, Israel, Myanmar, Nepal, Nigéria, da República Democrática do Congo, Nova Zelândia, República Dominicana, República Tcheca, Rússia, Alemanha, El Salvador, Belarus, Uruguai, Haiti, Turquia, Venezuela, Trinidad e Sri Lanka.

O Dia Internacional é uma realização da AgroBrasília e conta com apoio institucional do Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados), da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

Informações AgroBrasília

Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Feira AgroBrasília 2025 ocorrerá entre os dias 20 a 24 de maio, com entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (localizado na BR 251 km 5 - PAD-DF, Brasília, Distrito Federal).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.