CI

MT: produtividade do algodão deve crescer na safra 24/25

Produção de pluma foi consolidada em 2,60 milhões de toneladas



Foto: Divulgação

Segundo análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) na segunda-feira (5), a produção de algodão em Mato Grosso deve apresentar crescimento na safra 2024/25, impulsionada por condições climáticas favoráveis.

Com o encerramento do beneficiamento da safra 2023/24, a produção de pluma foi consolidada em 2,60 milhões de toneladas. “Esse volume representa queda de 2,03% em relação à estimativa anterior, reflexo de um rendimento menor do ciclo, mas ainda é 11,91% superior ao registrado na safra 2022/23”, informou o Imea.

Para a próxima temporada, a área estimada permanece em 1,51 milhão de hectares, aumento de 2,97% sobre o ciclo anterior. A expectativa de produtividade também foi revisada para cima. “A produtividade esperada ficou em 289,15 arrobas por hectare, alta de 1,72% frente à última projeção”, destacou o instituto.

O Imea atribui o avanço ao comportamento climático. “As condições foram favoráveis no estado, permitindo bom desenvolvimento das lavouras, mesmo com 46,52% da área semeada fora da janela ideal”, pontuou.

Com isso, a produção de algodão em caroço para a safra 2024/25 foi projetada em 6,53 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 2,07% em relação à safra anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.