El Salvador autoriza carne bovina do Brasil
Brasil alcança 392 aberturas de mercado desde 2023

O governo brasileiro confirmou, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a aprovação do modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a exportação de carne bovina do Brasil para El Salvador. A decisão, anunciada pelas autoridades salvadorenhas, representa um avanço nas relações comerciais entre os dois países.
De acordo com o Mapa, o governo brasileiro recebeu, com satisfação, a decisão do governo de El Salvador de aprovar o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para exportação de carne bovina do Brasil àquele país. A medida pode impulsionar as vendas do setor, tendo em vista o potencial do mercado importador salvadorenho.
Em 2024, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para El Salvador somaram mais de US$ 105 milhões. No mesmo período, o país centro-americano importou mais de US$ 283 milhões em carne bovina, o que amplia as perspectivas de participação brasileira nesse mercado.
Com a nova autorização, o agronegócio nacional atinge 392 aberturas de mercado desde o início de 2023. O Mapa destacou que o resultado é fruto de esforços conjuntos com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em articulações voltadas à expansão da presença do Brasil no comércio internacional de produtos de origem animal.