Exportações de milho brasileiro sofrem queda
Em MT números também refletem tendência de declínio
De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados em 09/05, as exportações brasileiras de milho enfrentaram queda, totalizando apenas 64,11 mil toneladas. Esse volume representa uma redução alarmante de 84,97% em comparação ao mesmo período de 2023.
Em Mato Grosso, o principal estado produtor de milho do país, os números também refletem essa tendência de declínio. Em abril de 2024, o estado enviou ao exterior apenas 9,21 mil toneladas do cereal, marcando uma diminuição de expressivos 95,93% em relação a março de 2024.
Essa redução nos volumes exportados de milho em abril é uma ocorrência comum nesta época do ano, uma vez que os terminais portuários priorizam o escoamento da soja, devido ao período de entressafra do milho. No entanto, os números registrados em abril de 2024 atingiram os níveis mais baixos dos últimos três anos. Essa queda acentuada é atribuída à saída repentina do principal importador dos últimos meses, a China.
No entanto, com a entrada da nova safra nos próximos meses, as expectativas são de que as exportações retomem aos níveis observados nos últimos anos. Os especialistas do IMEA ressaltam que o mercado tende a se reequilibrar à medida que a oferta de milho aumenta com a chegada da nova safra, possibilitando uma recuperação nas exportações do cereal.