CI

Usinas do futuro ganham forma em MG

"É a única no Brasil que nasce totalmente estruturada em tecnologia"



"É a única no Brasil que nasce totalmente estruturada em tecnologia" "É a única no Brasil que nasce totalmente estruturada em tecnologia" - Foto: Ivan Bueno/APPA

O setor sucroenergético brasileiro vive um momento de transformação, impulsionado pela crescente demanda por biocombustíveis e pela necessidade de inovação. As tradicionais usinas de açúcar e etanol evoluem para biorrefinarias modernas, capazes de produzir energia elétrica, biogás, combustíveis avançados e insumos para a indústria química, com base em sustentabilidade e diversificação.

A construção da primeira usina totalmente estruturada em tecnologia no Brasil marca esse novo momento. Localizada em Prata (MG) e com início previsto para 2026, a unidade contará com investimentos superiores a R$ 1 bilhão e terá produção integrada de açúcar, etanol, bioenergia, levedura, além do cultivo de soja e amendoim. Segundo Alessandra Balbo Di Sicco, da Senior Sistemas, será a primeira do país a nascer com inteligência artificial (IA) e agentes inteligentes incorporados desde o início.

“Além disso, é a única no Brasil que nasce totalmente estruturada em tecnologia e que, antes mesmo do início da operação, já contará com inteligência artificial (IA) e agentes inteligentes”, destacou.

Essas tecnologias, integradas a um sistema de gestão completo, permitem centralizar operações e automatizar processos em tempo real, aumentando a eficiência e reduzindo custos. A proposta é oferecer uma plataforma única que una ERP, RH, logística e gestão agrícola, atendendo tanto grandes indústrias quanto pequenos e médios produtores.

Essas soluções estarão em destaque na Fenasucro & Agrocana 2025, maior evento mundial de bioenergia, que ocorre de 12 a 15 de agosto em Sertãozinho/SP. Alessandra participará do encontro para mostrar como a transformação digital pode preparar o setor para os desafios da próxima década. “Todas as soluções que vamos apresentar se encaixam perfeitamente nas unidades existentes, mas que ainda precisam passar por uma transformação digital. Isso inclui o ERP, o RH e toda a gestão agroindustrial integrados em uma única plataforma digital, como a da Senior”, finaliza.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.