CI

Soja nos EUA: primeiro levantamento indica ritmo acelerado

Relatório do USDA indica plantio alinhado com o ritmo da safra passada


Monitoramento semanal revela avanço significativo na semeadura da soja em diversos estados americanos, superando médias históricas e impulsionando expectativas para a safra Monitoramento semanal revela avanço significativo na semeadura da soja em diversos estados americanos, superando médias históricas e impulsionando expectativas para a safra - Foto: United Soybean Board

No recente boletim de monitoramento semanal das lavouras nos Estados Unidos do USDA, indica uma ascensão no plantio da soja, uma cultura de extrema importância tanto para o mercado americano quanto para os padrões globais de comércio agrícola. Dados coletados até 14 de abril de 2024 indicam que a atividade de plantio supera não apenas os números da semana anterior, mas também as médias históricas de cinco anos em vários estados-chave.

Em Arkansas, por exemplo, o plantio alcançou 26% até 14 de abril de 2024, um aumento notável em comparação com os 10% da semana anterior e substancialmente superior à média de 8% entre 2019 e 2023. Esse aumento expressivo pode ser um indicativo de uma estação de plantio mais agressiva e de condições climáticas favoráveis.

No coração agrícola americano, Illinois e Iowa, os números também mostram avanços, ainda que modestos. Illinois reportou um aumento de plantio de 2% para 4% na mesma comparação semanal, enquanto Iowa manteve sua porcentagem em 2%, ambos acima das médias históricas. Esses avanços, apesar de pequenos, são cruciais numa fase em que o tempo pode impactar significativamente nas janelas de plantio.

Mississippi e Missouri também demonstraram crescimento notável. Em Mississippi, o plantio saltou de 7% para 16%, um aumento que reflete uma recuperação significativa e uma antecipação ao calendário usual de plantio. Missouri, por sua vez, dobrou sua porcentagem de plantio de 3% para 8%, indicando um otimismo similar.

Considerando os 18 estados produtores, o progresso do plantio está alinhado com o plantio da safra anterior, 3% no mesmo período. Esse ritmo é mais adiantado do que a média dos últimos 5 anos.

A expectativa é de o plantio avance ao longo das próximas semanas, com as primeiras lavouras emergindo no começo de maio. Na média dos últimos 5 anos, o plantio da cultura encerra no primeiro decêndio de junho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.