CI

Colheita de milho acelera na Bahia e produtividade supera expectativas

Colheita do milho verão na região Oeste da Bahia caminha para a reta final



Foto: USDA

A colheita do milho verão na região Oeste da Bahia caminha para a reta final com resultados expressivos. Segundo informações do Boletim de Safra da Aiba, mais de 100 mil hectares já foram colhidos até a primeira semana de julho, com produtividades variando entre 150 e 220 sacas por hectare.

A produção total estimada para a safra 2024/25 é de 1,134 milhão de toneladas no milho de inverno/irrigado, cultivado em 105 mil hectares, e 270 mil toneladas no milho verão, distribuído em 25 mil hectares. Ainda conforme a Aiba, o bom desempenho é reflexo direto das condições climáticas favoráveis no início do ciclo, que garantiram excelente emergência e desenvolvimento das lavouras.

Apesar de desafios como anomalias fitossanitárias e oscilações pontuais no clima, os dados apontam um cenário otimista para a cultura. A produtividade média do milho irrigado cresceu 12,5%, saltando de 160 para 180 sacas por hectare. Já no milho de sequeiro, o rendimento aumentou 20%, chegando a 170 sacas por hectare.

O boletim também destaca que, mesmo com uma leve redução de 5% na área total cultivada com milho, a produção cresceu 14,5% na comparação com o ciclo anterior, evidenciando ganhos de eficiência por hectare. Esse avanço reforça a resiliência da cultura frente aos desafios climáticos e de mercado.

Na análise por regiões, a produtividade variou de 100 a 182 sacas por hectare, o cenário positivo para o milho baiano contribui para equilibrar o abastecimento regional e reforça a importância da cultura na diversificação do portfólio agrícola do Oeste da Bahia. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.