Produtores de uva retomam atividades após colheita
Clima dificulta manejo em parreirais gaúchos

Na região de Caxias do Sul, os viticultores avançam com os trabalhos de pós-colheita, conforme apontado no Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na última quinta-feira (3). O período atual tem sido marcado pela preparação de áreas para plantio, replantio de mudas e revisão das estruturas dos parreirais.
De acordo com o boletim, “os produtores têm se dedicado às atividades de manejo, mesmo com as dificuldades impostas pelas condições climáticas”. Em vinhedos atingidos por deslizamentos em maio deste ano, os trabalhos de recuperação estrutural e replantio foram concluídos. No entanto, áreas com declive acentuado ou presença de rochas expostas foram abandonadas.
Ainda segundo a Emater/RS-Ascar, a brotação das plantas de cobertura do solo tem sido considerada satisfatória, o que favorece a conservação das áreas produtivas. No aspecto comercial, a maioria das vinícolas tem cumprido com os pagamentos da safra, respeitando o valor mínimo estipulado pelo governo federal.