CI

Smart Machine movida a etanol é apresentada na Agrishow

Agrishow 2025 acontece em Ribeirão Preto (SP)



Foto: Agrishow

Durante a Agrishow 2025, um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, que ocorre de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Grunner apresenta em seu estande o protótipo funcional do ATR E, com sistema exclusivo desenvolvido em parceria com a DSA, a primeira Smart Machine movida a etanol. Na edição de 2024, o público da Agrishow conheceu o conceito do modelo; agora, com a produção aprimorada, o ATR E está pronto para entrar em operação no campo no maior laboratório a céu aberto da empresa, no início do 2º semestre. A tecnologia atende as especificações do MAR-1, sem a necessidade de utilização de Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla) e sem riscos de princípio de incêndio ou paradas por conta de sistema de regeneração do Euro VI.

Lançamentos da Série S

A Grunner apresenta também durante o evento novos modelos de Smart Machines da Série S. Entre os destaques está o novo conceito da Linha ATR S, apresentado na feira com balança eletrônica para pesagem precisa durante a colheita e o retrovisor digital (Mirror Cam), recurso já amplamente utilizado no setor de transportes e que agora chega ao campo, proporcionando mais visibilidade, segurança e ergonomia para o operador. “Essa tecnologia oferece visão ampliada, elimina pontos cegos e melhora a operação mesmo em condições de baixa luminosidade ou ambientes com muito pó, cenários comuns no dia a dia da colheita de cana”, destaca o diretor Comercial e de Operações da Grunner, José Reche.

Outro lançamento na feira é o ADS S, equipamento voltado à aspersão de sólidos. O modelo foi redesenhado para ser mais compacto, atendendo a uma solicitação direta dos produtores, que buscavam mais agilidade e versatilidade, principalmente em terrenos com curvas de nível e áreas de difícil acesso.

A linha S é completada pelo novo ASP S, máquina destinada à aplicação de vinhaça e fertilizantes líquidos, que agora conta com tanque em fibra, material que reduz o peso total do equipamento e aumenta a durabilidade, sem comprometer a capacidade de aplicação e a resistência em condições severas de operação.

Inovações estruturais e operacionais da nova geração da Série S

O diferencial da nova geração da Série S está em seus 15 aprimoramentos. Um dos mais significativos é a redução do diâmetro de giro, que passou de 27,3 metros para 17 metros. Isso representa uma diminuição de até 60% no raio de manobra, impactando diretamente a eficiência da colheita ao reduzir o pisoteio da cana na linha e proporcionar maior fluidez operacional.

Outro avanço está na distribuição equilibrada da carga, resultando em mais estabilidade do equipamento e maior vida útil dos pneus. O sistema de elevação da carga de transbordo também foi reformulado, garantindo mais liberdade de espaço e menor interferência na caixa de carga, reduzindo o acúmulo de resíduos de cana.

Parceria Consórcio Mercedes-Benz e Grunner

Além das novidades em máquinas, a companhia lança na Agrishow o Consórcio Mercedes-Benz. “O consórcio oferece uma alternativa segura e planejada para quem deseja modernizar a frota com Smart Machines inovadoras e de alto desempenho, além de garantir acesso a uma rede de suporte técnico especializada e nacionalmente reconhecida”, avalia José Reche.

Para o diretor comercial do Consórcio Mercedes-Benz, Claudio Jesus, a parceria com a Grunner deve revolucionar o mercado agro, oferecendo soluções financeiras sem juros, sem entrada e com planejamento para a aquisição de máquinas agrícolas, que impulsionarão a produtividade e a rentabilidade dos produtores rurais. “Essa colaboração estratégica reforça o compromisso do Consórcio Mercedes-Benz junto com a Grunner em proporcionar soluções inovadoras e sustentáveis aos nossos clientes, promovendo um futuro ainda mais próspero para a agricultura brasileira”, ressalta Jesus.

Nova estrutura de pós-venda e consórcio de peças

Durante a Agrishow, a Grunner apresenta sua nova estrutura de atendimento pós-venda, com ações que reforçam a importância do cuidado preventivo com as Smart Machines, garantindo não só a eficiência operacional, mas também a segurança e a longevidade dos equipamentos.

Entre as novidades, estão o lançamento da área de pós-venda no site Grunner para facilitar o acesso a serviços e informações aos clientes; a introdução do contrato de manutenção para oferecer uma forma previsível e preventiva dos equipamentos; a realização da revisão programada na entressafra com o objetivo de não haver interrupções durante o uso e o lançamento do Consórcio Nacional de Peças Grunner no pós-venda para ampliar a disponibilidade de produtos e o suporte técnico em todo o Brasil.

Com oito contratos assinados e 21 novos pontos de atendimento a partir da safra 25-26, a rede de pós-venda da Grunner está em expansão tendo as concessionárias MercedesBenz como parceiras.

Parceria para nacionalizar produção de pneus Michelin

Após três anos de negociações, a Grunner conquistou um importante avanço, graças ao volume de compras e à crescente presença de seus equipamentos em campo. A Michelin nacionalizou a fabricação do pneu utilizado na linha S, antes produzido na França, o que elevava os custos devido à importação. Desenvolvido com tecnologia de ponta, o pneu é exclusivo para a linha S e foi projetado para suportar grandes cargas e oferecer alta performance em tração.

“Para a Grunner, firmar uma parceria com uma empresa como a Michelin confirma que estamos trilhando um caminho de crescimento e construindo um futuro promissor”, celebra o diretor Comercial e de Operações da empresa.

Investimento em P&D: o produtor no centro do processo de inovação Mais do que incorporar tecnologia de ponta, a Grunner coloca o produtor no centro do processo de inovação. Todos os novos modelos lançados na Agrishow foram desenvolvidos com base em feedbacks do campo, colhidos com parceiros e clientes que enfrentam diariamente os desafios da operação mecanizada.

“Nosso propósito é claro: entregar ao produtor máquinas que realmente façam a diferença no dia a dia da lavoura. Não basta ser moderno, tem que ser funcional, acessível, durável e sustentável. A Série S é resultado de uma escuta ativa, engenharia de precisão e um compromisso genuíno com quem está no campo produzindo”, afirma José Reche.

“A presença da Grunner na Agrishow 2025 vai muito além da exposição de produtos. Estamos aqui para mostrar como as nossas Smart Machines transformaram a mecanização na cultura da cana de açúcar. Atualmente a escolha entre os modelos da Grunner não se limita mais a substituir o sistema convencional de transporte, composto por trator e graneleira, mas, sim, escolher maximizar a produtividade e reduzir custos em um novo patamar de mecanização”, salienta o diretor da Grunner.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.