Doação de alimentos: quais são os cuidados necessários?
As orientações têm por objetivo evitar desperdícios e riscos à saúde
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), conforme as informações divulgados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, está alertando para os cuidados que devem ser tomados por pessoas interessadas em doar alimentos e marmitas durante este período de calamidade.
As orientações visam evitar desperdícios e garantir a segurança alimentar, destacando a importância de procedimentos adequados para a manipulação, armazenamento e transporte dos alimentos doados.
O Cevs ressalta que, mesmo em momentos de crise, é fundamental manter a qualidade dos alimentos, prevenindo riscos à saúde pública.
- Antes de doar alimentos, verifique a atual necessidade do local para o qual irá ser feita a doação, para que não haja perda de alimentos por doações excedentes.
- Priorize alimentos não perecíveis industrializados, como arroz, feijão e biscoitos.
- Alimentos preparados, como marmitas e sanduíches, devem ser consumidos o mais breve possível, sem guardar o excedente. Identifique, quando possível, data e hora de preparo para melhor identificá-los.
- Prepare a quantidade necessária de alimentos que sejam consumidos e não haja desperdício.
- Não consuma alimentos que tenham entrado em contato com água da enchente ou com lama, mesmo que estejam embalados. Estes devem ser descartados em razão do risco de contaminação.
- O local de preparo deve ser limpo e organizado, de modo a não contaminar os alimentos.
- Antes e durante o preparo de alimentos, lavar as mãos com água e sabão. Na impossibilidade, usar álcool a 70%, se tiver.
- Observar os prazos de validade.
- Utilizar água potável ou fervida no preparo dos alimentos.
- Alimentos com cor, cheiro ou aspecto alterados em qualquer parte não devem ser consumidos.