Óculos de realidade virtual proporcionam imersão em fazendas com diferentes sistemas de cultivo na Expointer
Experiência simula uma visita a duas fazendas

Óculos de realidade virtual estão permitindo que visitantes da 48ª Expointer simulem uma visita a duas fazendas, com diferentes sistemas de cultivo e manejo, sem sair do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A iniciativa, da Rede ILPF, está disponível para experimentação no estande da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), no Pavilhão Internacional, em todos os dias da feira.
A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é um sistema de produção sustentável e regenerativo que integra, em uma mesma área, atividades agrícolas, pecuárias e florestais. A combinação fortalece a produtividade, a rentabilidade e a conservação dos recursos naturais. Com os óculos de realidade virtual, o visitante tem uma experiência imersiva, na qual visita duas fazendas: uma que ainda utiliza o sistema de monocultivo tradicional e outra que já faz uso das técnicas e ferramentas do sistema ILPF.
“É uma tecnologia portátil que conseguimos levar a exposições e feiras pelo Brasil. Com uma vivência de seis minutos, a pessoa pode ver como funciona o monocultivo e sua degradação do solo, em contraste com um exemplo de sistema ILPF, dentre diversos outros modelos possíveis de integração”, explica a coordenadora de projetos da Rede ILPF, Andreza Cruz.
Além dos óculos de realidade virtual, a visita é guiada por fones de ouvido, com opções de áudio de narração em português, espanhol e inglês.
A Rede ILPF é uma associação formada por parceria público-privada entre a Embrapa, a cooperativa Cocamar e as empresas Bradesco, John Deere, Soesp, Suzano, Syngenta e Timac Agro.