Brasil e Emirados Árabes firmam acordo sobre seguro de crédito à exportação
Acordo prevê cooperação técnica em crédito externo

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), assinou nesta quarta-feira (9) um Memorando de Entendimento (MoU) com a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF) e a Etihad Credit Insurance (ECI), agência de crédito à exportação dos Emirados Árabes Unidos.
O documento estabelece as bases para cooperação técnica entre as partes em temas relacionados ao seguro de crédito oficial às exportações, com foco no intercâmbio de informações, experiências e boas práticas sobre seguro, finanças e apoio a projetos de interesse comum.
Segundo o secretário-executivo da Camex, Rodrigo Zerbone, “a iniciativa reforça o esforço do governo brasileiro e, em especial, do ministro Geraldo Alckmin, de ampliar parcerias internacionais e aproximar a política brasileira de seguro de crédito à exportação de suas congêneres estrangeiras, contribuindo para fortalecer a capacidade produtiva brasileira e a integração da indústria nacional às cadeias globais de valor”.
Embora o memorando não estabeleça obrigações operacionais imediatas, o instrumento institucional abre caminho para futuras iniciativas conjuntas, incluindo o compartilhamento de riscos e a realização de operações coordenadas.