CI

Produção de milho silagem pode alcançar 12 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul

Na região de Bagé, os produtores estão tomando medidas emergenciais devido ao prolongado período de escassez de chuvas


Foto: Agrolink

De acordo com o último Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a produção de milho silagem no Rio Grande do Sul está em destaque, com uma área cultivada estimada em 348.549 hectares e uma produtividade projetada de 35.518 kg/ha. Esses números apontam para uma safra que deverá resultar em cerca de 12 milhões de toneladas de milho conservadas em silos, destinadas principalmente ao rebanho leiteiro.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, mais especificamente em Hulha Negra, os produtores estão tomando medidas emergenciais devido ao prolongado período de escassez de chuvas. Diante desse quadro climático adverso, eles estão optando pelo corte do milho grão para a produção de silagem, como uma alternativa para evitar perdas maiores.

Já em Frederico Westphalen, 95% das lavouras de milho foram colhidas, restando apenas 5% plantadas em sucessão ao milho grão. Apesar do excelente desenvolvimento vegetativo impulsionado pelas últimas precipitações, as lavouras remanescentes estão enfrentando uma forte pressão de cigarrinha, o que tem levado os produtores a intensificar o manejo para controlar essa praga.

Na região de Soledade, a produtividade das lavouras colhidas está próxima a 36 mil kg/ha. Além disso, foi concluída a adubação nitrogenada em cobertura nas lavouras com semeadura tardia, em áreas anteriormente utilizadas para cultivo de milho silagem e grão, bem como de tabaco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.