CI

Lançado 1º produto da nova tecnologia Tymirium

A solução oferece flexibilidade de aplicação



A solução oferece flexibilidade de aplicação A solução oferece flexibilidade de aplicação - Foto: Canva

A Syngenta revelou com exclusividade ao Agrolink que obteve o registro da primeira solução da família de produtos à base de TYMIRIUM® technology no Brasil. VANIVA® chega ao mercado como uma solução nematicida e fungicida desenvolvida especialmente para auxiliar os produtores no manejo de nematoides e doenças de solo, com foco nas culturas de cana-de-açúcar, café e hortifruti.

De acordo com a fabricante, o VANIVA® surge como uma “solução incomparável, oferecendo alta potência de controle contra Fusarium, além de combater todos os nematoides e doenças de solo que comprometem a longevidade e produtividade das culturas”.

A solução oferece flexibilidade de aplicação, podendo ser utilizada em diversas modalidades como sulco de plantio, corte de soqueira, drench, gotejamento, área total e vinhaça localizada, adaptando-se às diferentes necessidades dos produtores.

"VANIVA® é uma inovação incomparável, pois inaugura um novo conceito que vai muito além do controle de todos os tipos de nematoides. A Syngenta buscou o desenvolvimento de uma tecnologia que, devido à sua alta eficácia, também auxilia o produtor no manejo das principais doenças de solo. Não há nada similar a este produto no mercado, porque além de tudo, também apresenta baixa toxicidade, não afeta micro-organismos benéficos, é compatível com produtos biológicos e ainda entrega simplicidade na aplicação", ressalta Aécio Silva, Gerente de Produto da Syngenta.

De acordo com a Syngenta, a introdução de VANIVA® no mercado brasileiro representa um marco na agricultura sustentável. “Ao integrar TYMIRIUM® technology, a solução atende às crescentes demandas por produtos que contribuem com a saúde do solo. Com seletividade a insetos benéficos, o produto maximiza o sistema radicular, a produtividade das lavouras e protege sua longevidade, proporcionando confiança e tranquilidade aos agricultores”, conclui a fabricante.

O grande problema dos nematoides no Brasil

A presença de nematoides em diferentes tipos de solos agrícolas e regiões do Brasil representa um desafio significativo para os agricultores. Esses parasitas atacam as culturas e abrem caminho para infecções de doenças, reduzindo a produtividade de 15% a 25%, dependendo da cultura. Em um estudo realizado pela Syngenta, em parceria com a AGROCONSULT e a Sociedade Brasileira de Nematologia, foi dimensionado que os impactos financeiros causados pelos nematoides geram uma perda estimada de U$ 150 bilhões anualmente, impactando diretamente a rentabilidade dos agricultores e a economia nacional e global.

O cenário torna-se ainda mais crítico quando consideramos a sinergia entre nematoides e doenças de solo. Na cultura da cana-de-açúcar, por exemplo, a síndrome da murcha da cana vem avançando significativamente em diversas regiões do Brasil, chegando a impactar até 45% da produtividade no campo. Estudos recentes indicam que a doença afeta diretamente o índice TCH (Toneladas de cana por hectare) e a qualidade da matéria-prima, diminuindo o teor de ATR (Açúcar Teórico Recuperável) e alterando negativamente o índice de Brix.

No setor cafeeiro, especialmente no café conilon, a fusariose tem se tornado um problema cada vez mais relevante, reduzindo significativamente a produtividade dessa cultivar e expandindo sua presença para o café arábica. Na bananicultura, as doenças causadas por fusarium podem resultar em perdas completas das lavouras, dizimando a produção em algumas regiões do país.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.