Desenvolvimento do algodão acompanha fenômenos climáticos
No Mato Grosso, 90,10% das áreas foram semeadas dentro da janela ideal
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até o dia 21/04, 81,50% das lavouras brasileiras de algodão estavam em processo de formação das maçãs, enquanto 12,60% encontravam-se em processo de maturação. No estado de Mato Grosso, conforme dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), 90,10% das áreas foram semeadas dentro da janela ideal, favorecendo o desenvolvimento da cultura devido às condições climáticas favoráveis.
De acordo com o Imea, entretanto, na fase fenológica em que se encontra o algodão, as atenções se voltam para as precipitações. O grande volume de chuvas registrado nas últimas semanas comprometeu o andamento dos tratos culturais e pode intensificar a incidência de pragas, além de causar a podridão do baixeiro, o que pode afetar a produtividade final da cultura.
Por fim, as previsões do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) indicam uma diminuição no volume de chuvas nas próximas semanas, o que tende a favorecer o manejo da cultura do algodão.