CI

Adubação foliar com micronutrientes traz benefícios

Se o solo apresenta o nutriente acima do nível crítico, a estratégia muda



Se o solo apresenta o nutriente acima do nível crítico, a estratégia muda Se o solo apresenta o nutriente acima do nível crítico, a estratégia muda - Foto: Seane Lennon

No manejo nutricional, definir a quantidade e o momento ideal para aplicação de micronutrientes via folha é uma das decisões mais estratégicas da produção agrícola. No entanto, antes mesmo de escolher o adubo, o primeiro passo é o diagnóstico do solo, que determinará se o nutriente está abaixo, no ou acima do nível crítico.

Segundo Roniel Geraldo Ávila, consultor de Desenvolvimento de Mercado na Multitécnica, essa classificação orienta diretamente o método de cálculo. Quando o nutriente está abaixo do nível crítico, é necessário adubar planta e solo. A recomendação é calcular a dose com base na extração total da cultura — ou seja, multiplicar a produtividade esperada pela quantidade extraída do nutriente — e dividir essa quantidade em ao menos quatro aplicações. Já para produtores descapitalizados, é possível recorrer ao cálculo pela exportação (nutriente removido com a colheita), desde que com critério técnico.

Se o solo apresenta o nutriente acima do nível crítico, a estratégia muda: o objetivo é apenas repor o que será removido com a colheita. O cálculo é feito com base na exportação do grão, e a dose tende a ser menor, mas igualmente precisa ser fracionada em no mínimo três aplicações. A pulverização deve sempre garantir cobertura total das folhas para eficiência fisiológica e operacional.

Por fim, o tipo de produto também influencia no sucesso da adubação. Roniel alerta para evitar sais simples, que têm baixa solubilidade e desempenho limitado. A melhor escolha são produtos formulados, com tecnologias que protegem as moléculas, melhoram a penetração e favorecem a absorção. Adubar corretamente, portanto, é mais do que aplicar nutrientes — é tomar uma decisão técnica baseada em solo, cultura, produtividade, estratégia e finanças.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.