Herbicida sustentável à base de RNA é novidade
“Produtores em todo o mundo enfrentam o aumento da resistência de plantas daninhas"

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia agrícola, anunciou um avanço relevante no desenvolvimento de bioherbicidas com tecnologia de RNA, reforçando seu compromisso com soluções sustentáveis para o manejo de plantas daninhas. Testes em estufas e campo comprovaram a eficácia e consistência do produto, que pode ser utilizado em conjunto com herbicidas convencionais, reduzindo toxicidade, carga química e custos de aplicação.
O principal foco atual da empresa é o controle da buva (Conyza canadensis), planta daninha resistente que compromete cultivos como a soja. A molécula de RNA foi escolhida entre mais de 180 candidatas desenvolvidas com base em inteligência artificial e no conhecimento biológico da GreenLight. Segundo o CEO Andrey Zarur, a nova tecnologia representa uma alternativa não transgênica e precisa frente à crescente resistência aos herbicidas tradicionais, como o glifosato.
“Produtores em todo o mundo enfrentam o aumento da resistência de plantas daninhas aos herbicidas e uma oferta cada vez mais limitada de ferramentas eficazes para o seu controle. Nossa plataforma baseada em RNA representa uma abordagem revolucionária e não transgênica para o manejo de plantas daninhas. Este avanço não apenas oferece um controle preciso, como também abre caminho para soluções que podem reduzir a dependência de herbicidas químicos tradicionais, como o glifosato.”
A inovação marca a entrada da empresa no manejo de plantas daninhas, ampliando seu portfólio que já inclui produtos como o Calantha™, aprovado em 2024 para controle do besouro-do-colorado. O herbicida à base de RNA atua seletivamente, degradando-se rapidamente no ambiente, sem deixar resíduos tóxicos, o que o torna compatível com práticas agrícolas sustentáveis.