Expointer registra maior número de animais inscritos em 12 anos
Anglo-Árabe retorna à programação do evento

A 48ª edição da Expointer alcançou o maior número de animais de argola inscritos dos últimos 12 anos. Segundo dados do evento, 5.107 exemplares participarão da feira, que acontece entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. As inscrições para essa categoria já estão encerradas.
O crescimento de 47,69% no total de animais em relação à edição de 2024 está relacionado, principalmente, ao retorno das aves e pássaros à programação. Esses grupos haviam sido excluídos nos últimos anos devido às restrições impostas por emergências zoossanitárias, como a gripe aviária e a doença de Newcastle.
A alta no número de inscrições ocorreu em quase todos os segmentos. Entre os ovinos, foram registrados 997 animais. Os bovinos somam 1.381 inscritos, dos quais 260 são oriundos de outros estados. No grupo dos equinos, os pôneis mais que dobraram a participação, totalizando 217 animais.
Nesta edição, duas raças estreiam na feira: a caprina leiteira Murciana, originária da Espanha, e os bovinos de corte Greyman, desenvolvidos na Austrália a partir do cruzamento entre Murray Grey e zebuínos das raças Nelore ou Brahman. Também retorna à programação a raça Anglo-Árabe, resultante do cruzamento de cavalos Árabe com Puro-sangue Inglês.
O número total de animais presentes na feira será conhecido em 14 de agosto, data em que se encerram as inscrições da categoria rústica.