Lavouras de inverno são beneficiadas pela chuva

Chuva

Lavouras de inverno são beneficiadas pela chuva

Avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, irá deixar o tempo instável e com possibilidade de chuva ao longo do dia em grande parte do estado
Por:
881 acessos

Nesta quinta-feira (19), o avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, irá deixar o tempo instável e com possibilidade de chuva ao longo do dia em grande parte do estado. A chuva irá beneficiar tanto as lavouras de inverno, como elevar os níveis de água dos reservatórios para o plantio do arroz e do milho, que já deve ocorrer entre a segunda quinzena de agosto e setembro. 

No restante do Brasil, com exceção apenas para a faixa litorânea do Nordeste, o tempo segue aberto e sem nenhuma chance de chuva. Com isso, os trabalhos de colheita do milho, algodão, café e da cana-de-açúcar irão transcorrer sem grandes problemas ao longo dos próximos dias. As temperaturas continuarão em elevação, principalmente as máximas, já que as mínimas ainda estarão ligeiramente mais baixas. Uma massa de ar polar que estava prevista para o próximo fim de semana, perdeu força e não há possibilidade de geada em todo o centro-sul. As mínimas continuarão um pouco mais baixas, mas dentro da normalidade para essa época do ano.

O tempo seco se mantém inalterado ao longo dos próximos dias, sendo que somente o Rio Grande do Sul terá tempo mais fechado e chuvoso durante essa semana. Somente no começo da semana que vem é que há possibilidade de que venham ocorrer algumas pancadas de chuvas sobre Santa Catarina e no sul e leste do Paraná. Isso irá agravar ainda mais as condições das lavouras de trigo no norte e noroeste do estado, já que apresentam perdas bastante significativas em seus potenciais produtivos.

O centro-norte do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo, só devem ter chuva na primeira semana de agosto, sem volumes significativos. As regiões noroeste e norte de São Paulo, Minas Gerais, metade norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, a previsão é de que a chuva só volte no final de agosto. Assim, as condições a realização da colheita do milho, algodão, café e cana-de-açúcar continuarão transcorrendo sem grandes transtornos.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink