CI

Frente fria avança sobre o RS e pode trazer temporais, granizo e ventos de até 100 km/h

RS pode ter acumulados de chuva acima da média



Foto: Pixabay

O Rio Grande do Sul se prepara para um novo período de forte instabilidade atmosférica, com potencial para provocar alagamentos. O alerta é de acumulados de chuva muito acima da média entre os dias 18 e 25 de agosto, especialmente em cidades que podem registrar, em apenas uma semana, volumes superiores ao esperado para todo o mês.

O fenômeno está associado ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão que se desloca pela Região Sul. Segundo a Defesa Civil, os ventos no litoral gaúcho podem atingir 100 km/h, elevando o risco de destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.

Na segunda-feira (18), a instabilidade começa a ganhar força no Oeste, Campanha, Missões e Centro do estado, com chuvas entre 5 e 30 milímetros — podendo chegar a 40 mm em pontos isolados. Já na terça-feira (19), estão previstos temporais com queda de granizo, chuva intensa, descargas elétricas e rajadas de vento, com volumes que podem ultrapassar os 60 mm em algumas regiões.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

A quarta-feira (20) também deve ser marcada por instabilidade, com ventos entre 45 km/h e 80 km/h em todo o estado, podendo chegar a 100 km/h no litoral e na Serra. O acúmulo total de chuva entre segunda e terça pode alcançar até 150 mm em certas localidades, o que amplia o alerta para inundações.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para ventos costeiros perigosos entre o litoral gaúcho e o sul de Santa Catarina, com risco de avanço de dunas sobre construções. O aviso é válido das 18h de terça-feira até 21h de quarta-feira.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.