Conab apoia combate ao desperdício de alimentos em evento de conscientização

Evento

Conab apoia combate ao desperdício de alimentos em evento de conscientização

Produtos sem valor comercial, mas que ainda estão próprios para o consumo humano, são doados para entidades cadastradas na Ceasa
Por:
61 acessos

Com objetivo de levar informações sobre o combate ao desperdício de alimentos, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) marcará presença nas ações de encerramento da Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos. A atividade ocorrerá neste sábado (10), no Mercado Livre do Produtor (Pedra), na Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).

Durante toda a manhã serão realizadas atividades para o público visitante e agricultores que comercializam no local sobre as práticas e iniciativas que objetivam a redução de perdas e desperdícios de frutas e hortaliças. Uma das ações apoiadas pela Companhia é o chamado Barracão do Produtor, ação executada em Minas Gerais e outros estados do país para auxiliar os pequenos produtores na agregação de valor à produção.

Outra ação com o amparo da Companhia, visando a queda nos índices de desperdício executada pela Ceasa do Distrito Federal, é o Desperdício Zero, no qual os produtos sem valor comercial, mas que ainda estão próprios para o consumo humano, são doados para entidades cadastradas. Há também o Banco de alimentos, uma iniciativa de abastecimento complementar das entidades socioassistenciais que tem como objetivo combater o desperdício e promover a segurança alimentar das pessoas em vulnerabilidade social.

Além de mostrar ações de combate ao desperdício de alimentos, o evento é uma a oportunidade de contato direto com os produtores rurais da região, a fim de divulgar e esclarecer dúvidas sobre as políticas públicas de apoio executadas pela Conab, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), além dos levantamentos de safra e credenciamento de armazéns.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a cada ano, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo inteiro são desperdiçados, o que representa cerca de 30% do volume mundial produzido. Para alertar sobre o problema, o governo federal realizou nesta semana, por meio do Ministério do Meio Ambiente, uma séria de atividades buscando mobilizar a população contra o desperdício de alimentos e estimular comerciantes a adotarem práticas que evitem perdas de produtos que podem ser consumidos.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink