CI

Área plantada de trigo aponta possível queda

Após crescer 70% nas últimas quatros safras, área pode diminuir


Foto: Canva

Após aumento nas últimas quatro safras, com um salto de mais de 70% entre 2019 e 2023, a área destinada ao cultivo de trigo indica uma possível queda neste ano, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com os dados, os preços mais baixos do cereal, juntamente com incertezas climáticas e altos custos, explicam essa tendência de redução.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um recuo médio de 4,7% na área plantada com trigo em relação à temporada anterior, com destaque para o Sul do país, onde se estima uma queda de 7%. No Paraná, o Departamento de Economia Rural (Deral) aponta uma redução de 19% na área destinada ao trigo, totalizando 1,14 milhão de hectares.

Apesar dessa diminuição na área plantada, a produção deverá registrar um aumento de 4% no mesmo período de comparação, alcançando 3,8 milhões de hectares no estado do Paraná, devido a uma maior produtividade esperada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.