CI

Embrapa destaca abelhas nativas no ensino sobre polinização

Programa reformula conteúdo sobre abelhas nativas e sua importância



Foto: Divulgação

O Programa Embrapa & Escola da Embrapa Meio Ambiente, atualizou em 2025 o conteúdo sobre polinização para ampliar a compreensão do público sobre o papel das abelhas nativas, unindo produção agrícola e conservação da natureza. Desde 2013, o tema já era abordado com foco educativo, mas passou por reformulação para incluir também aspectos sobre criação, biodiversidade, alimentos e meio ambiente.

No Brasil, cerca de 80% das plantas silvestres e cultivadas, utilizadas na produção de alimentos, dependem das abelhas para a polinização, sendo esse o grupo que possui maior número de espécies entre os polinizadores. As abelhas-sem-ferrão, são abelhas sociais que possuem ampla distribuição nas florestas tropicais, destacando-se pela grande diversidade — com mais de 300 espécies - , várias delas vivendo também em ambientes urbanos.

“Conhecer essa riqueza é essencial para conservar as abelhas e garantir a produção de alimentos, a recuperação de florestas, a proteção dos recursos hídricos e o equilíbrio do clima”, explica a pesquisadora Katia Braga. Ela e o pesquisador Ricardo Camargo conduzem a temática na unidade.

Segundo eles, as abelhas são os principais polinizadores das plantas com flores. A polinização natural beneficia agricultores e a sociedade como um todo, sustentando cultivos de frutas, legumes, verduras, sementes e fibras. No entanto,  o desmatamento, o uso de agrotóxicos e a simplificação das paisagens agrícolas com monoculturas, têm provocado falhas na polinização, com impactos negativos diretos na biodiversidade e na própria agricultura.

Por outro lado, o interesse pela meliponicultura — criação racional de abelhas-sem-ferrão — tem crescido nos últimos anos. Essa prática alia conservação ambiental, geração de renda e valorização cultural, já que esse grupo de abelhas sempre esteve presente nas tradições dos povos indígenas das Américas.

“Para protegê-las, precisamos conhecer as abelhas nativas do Brasil: quem são, onde vivem e como vivem”, afirma Katia Braga. “Também é necessário refletir sobre os impactos que o nosso estilo de vida provoca nesses polinizadores.” Para os pesquisadores, compreender o papel das abelhas diante da perda de biodiversidade e das mudanças climáticas é um passo fundamental para garantir o nosso bem-estar e das futuras gerações.

Programa O Programa Embrapa & Escola da Embrapa Meio Ambiente atende a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. O objetivo é divulgar e popularizar conhecimentos sobre a pesquisa científica, especialmente aquela desenvolvida para a agricultura e meio ambiente, responsáveis pela produção e pela qualidade dos alimentos que os brasileiros consomem no seu dia-a-dia.

Para agendar – a escola pode escolher os temas (veja os temas aqui https://www.embrapa.br/meio-ambiente/responsabilidade-socioambiental) que têm a duração de 50 minutos, informando o nome da escola, pessoa e telefone para contato, quantidade de turmas, série, número e idade média dos alunos, nome do professor responsável e, se possível, também o número do telefone celular para contato em casos de imprevistos ou emergências. O agendamento pode ser feito por whatzapp 19. 99262 6751, com Cristina Tordin ou pelo e-mail [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.