CI

NOAA confirma março mais quente nos últimos 175 anos

Temperatura média global 1,35°C acima do registro histórico.


Março de 2024 entra para a história com recordes de temperaturas, vindo de uma sequência de 10 meses consecutivos. Março de 2024 entra para a história com recordes de temperaturas, vindo de uma sequência de 10 meses consecutivos. - Foto: NOAA

Março de 2024 entrou para a história como o mês de março mais quente já registrado globalmente, segundo os dados mais recentes divulgados pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). O registro assinala um aumento significativo, com a temperatura global da superfície sendo 1,35°C superior à média do século 20, configurando o décimo mês consecutivo de temperaturas recordes ao redor do planeta.

 


Fonte: NOAA

 

Este aumento de temperatura é observado tanto em terra quanto nos oceanos, onde as temperaturas do mar atingiram níveis recordes. Em particular, a América do Sul, que inclui o Brasil, experimentou temperaturas muito acima da média, impactando diretamente a agricultura e os ecossistemas locais.

A NOAA, utilizando a versão mais recente do conjunto de dados NOAA GlobalTemp, que agora emprega técnicas avançadas como inteligência artificial para melhor precisão, confirmou que não houve áreas de temperaturas recordes de frio em março. Isso sugere uma tendência de aquecimento contínuo, com implicações significativas para a biodiversidade e práticas agrícolas.

O fenômeno climático El Niño, que começou a se manifestar em junho de 2023, está chegando ao fim, o que normalmente contribuiria para um resfriamento. No entanto, a transição para um estado neutro do ENSO (El Niño-Oscilação Sul) prevista para abril a junho de 2024 e a possível chegada de La Niña entre junho e agosto podem alterar novamente o panorama climático global e regional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.