CI

Agrishow 2025: indústria de máquinas cresce 15,2% no 1º trimestre de 2025

ABIMAQ prevê ano positivo para máquinas



Foto: Pixabay

A indústria brasileira de máquinas e equipamentos registrou faturamento de R$ 67,5 bilhões entre janeiro e março deste ano, um crescimento de 15,2% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30), durante coletiva de imprensa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) realizada na 30ª edição da Agrishow, principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina.

Segundo a ABIMAQ, o setor projeta encerrar 2025 com uma expansão de 8,2% no volume de vendas em comparação ao ano anterior.

No segmento de máquinas e equipamentos agrícolas, o crescimento foi de 13% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2024. “A melhora do cenário climático no Brasil permitiu uma boa safra, com aumento da produtividade. Por outro lado, a manutenção da taxa básica de juros em patamar elevado impõe dificuldades para o setor”, afirmou Pedro Estevão Bastos de Oliveira, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da ABIMAQ.

Para Estevão, as condições do próximo Plano Safra serão determinantes para o desempenho do setor. “Terá que ser razoável, sem juros altos, senão poderemos ter um cancelamento muito grande de pedidos. Mas independentemente de tudo isso, entendemos que teremos um ano positivo”, declarou.

Durante a Agrishow, também foi lançado o e-book Exploradores do Agro, voltado para o público infantil. A publicação, gratuita, utiliza quadrinhos e passatempos para explicar a importância do agronegócio além da produção de alimentos, abordando temas como sustentabilidade, proteção à natureza e energias renováveis. O material está disponível para download e pode ser usado em casa ou na escola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.