Mato Grosso: clima e controle de pragas favorecem algodão
Safra de algodão tem bom desempenho

As condições climáticas registradas em Mato Grosso durante o ciclo 2024/25 têm favorecido o desenvolvimento das lavouras de algodão, segundo o 8º Levantamento da Safra de Grãos divulgado nesta quinta-feira (15) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume de chuvas, aliado às temperaturas amenas durante o dia e a noite, contribuiu para o bom desempenho vegetativo e reprodutivo da cultura tanto na primeira quanto na segunda safra.
As lavouras apresentam bom vigor, o que reforça as expectativas em relação ao rendimento da pluma nesta temporada. No entanto, para as áreas semeadas fora da janela ideal, será necessário que ocorram precipitações adicionais, mesmo que em volumes reduzidos, para assegurar a formação adequada das maçãs.
O levantamento também aponta crescimento na área plantada, impulsionado pela boa rentabilidade do algodão, estabilidade de mercado e pelo prazo mais extenso para retorno sobre o investimento. Em relação ao manejo, os produtores concentraram esforços no controle de pragas como bicudo, lagartas do gênero Spodoptera, mosca-branca, pulgões e ácaros.
De acordo com a Conab, essas condições refletem um cenário de expectativa positiva para a safra atual, desde que as chuvas continuem a ocorrer nas regiões com plantio fora do período ideal.