CI

UFLA lidera projetos agrícolas na África

Os projetos envolvem a cultura do algodão



Os projetos envolvem a cultura do algodão Os projetos envolvem a cultura do algodão - Foto: Canva

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) consolida sua posição como referência nacional em cooperação internacional para o desenvolvimento agrícola ao liderar dois projetos estratégicos no continente africano: “Aumento do Potencial Produtivo da Cultura do algodão no Cameroun” e “Cotton Solos”. Essas iniciativas, realizadas em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), reforçam o compromisso da UFLA com a ciência aplicada, a capacitação técnica e a inovação sustentável.

Inseridos no Programa Mais Algodão, iniciado em 2013, os projetos têm foco na agricultura tropical, especialmente no manejo do solo, qualificação de profissionais locais e aumento da produção de alimentos. Atualmente, a UFLA é a instituição brasileira com o maior número de projetos de cooperação em andamento na África, atuando em nove países: Burundi, Camarões, Costa do Marfim, Etiópia, Mali, Quênia, Senegal, Uganda e Tanzânia. As ações priorizam o fortalecimento do setor algodoeiro por meio da transferência de tecnologias desenvolvidas no Brasil, adaptadas às condições socioambientais locais.

No projeto Cotton Cameroun, cerca de 290 técnicos locais já foram capacitados em melhoramento genético de sementes, mecanização agrícola e conservação do solo. Já no Cotton Solos, desenvolvido no Mali — maior produtor africano de algodão na safra 2021–2022 —, além de aumentar a produtividade, o projeto atua em saúde, saneamento básico e bem-estar comunitário, com construção de banheiros sustentáveis, instalação de sistemas de captação de água e capacitação de parteiras. Mais de 250 técnicos e agricultores receberam formação em conservação do solo, uso de drones na agricultura e manejo de pragas.

Essas ações destacam o papel estratégico da UFLA na promoção do desenvolvimento sustentável e na disseminação de tecnologias sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais africanas e ampliando a presença da ciência brasileira no cenário internacional.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.