CI

Brasil projeta recorde na safra de algodão para 2023/24

No mercado doméstico, as cotações da pluma do algodão continuam a oscilar


Estima-se que o país colherá cerca de 3,6 milhões de toneladas do produto, representando um aumento de 13,4% em relação à temporada anterior Estima-se que o país colherá cerca de 3,6 milhões de toneladas do produto, representando um aumento de 13,4% em relação à temporada anterior - Foto: Pixabay

Segundo análise recente do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), baseada em dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil está no caminho para alcançar um novo recorde na produção de algodão em pluma na safra 2023/24. Estima-se que o país colherá cerca de 3,6 milhões de toneladas do produto, representando um aumento de 13,4% em relação à temporada anterior.

Apesar da projeção de queda na produtividade, que está estimada em 2,5% para 1.860 kg/ha, os pesquisadores do Cepea apontam que esse recorde será impulsionado pelo crescimento significativo na área cultivada, que aumentou em 16,3% e agora abrange aproximadamente 1,94 milhão de hectares. No mercado doméstico, as cotações da pluma do algodão continuam a oscilar. Esse cenário é resultado de uma dinâmica complexa entre os vendedores, que mantêm posições firmes, e os compradores, que oferecem valores mais baixos. Essa disputa tem limitado os fechamentos de negócios no mercado spot.

De acordo com os pesquisadores do Cepea, os agentes do setor estão buscando novas estratégias para garantir seus interesses, incluindo a realização de contratos a termo. Esses contratos abrangem não só o embarque nos próximos meses, mas também a pluma das futuras temporadas (2023/24 e 2024/25).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.