CI

Fruticultura baiana se destaca no cenário nacional

A Bahia se destaca na fruticultura nacional com polos consolidados para exportação


Foto: Divulgação

A Bahia continua a se firmar como um dos principais polos de fruticultura do país, com uma forte presença nos mercados de exportação e altos índices de produtividade, especialmente na região Norte do estado. Em 2023, as exportações de frutas baianas ultrapassaram a marca de US$ 253.649.932, gerando um volume financeiro significativo de cerca de R$ 1,3 bilhão. Os principais destinos para esses produtos foram a União Europeia, os Estados Unidos e o Reino Unido. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri).

O crescimento da fruticultura na Bahia é impulsionado pelo clima favorável, pela disponibilidade de áreas irrigadas e pela capacidade de obtenção de múltiplas safras ao longo do ano. Além das frutas tropicais, como manga e uva, a altitude da Chapada Diamantina tem atraído produtores para o cultivo de frutas de clima temperado, como ameixa, morango, caqui e uvas para a produção de vinhos finos.

Em 2023, a Bahia representou 19% das exportações nacionais de frutas, registrando um aumento de 55% em relação ao valor exportado em 2022. As principais frutas frescas exportadas foram mangas, uvas, limões e mamões.

A Bahia é o maior produtor de manga do Brasil, com uma produção de mais de 663.814 toneladas em 2022, e o quarto maior produtor de uva, com mais de 75.664 toneladas. No mesmo ano, as exportações de manga ultrapassaram 126 mil toneladas, gerando receitas expressivas. Os principais destinos para a manga baiana foram os Países Baixos, os Estados Unidos, a Espanha e o Reino Unido.

Desde abril de 2023, acordos de cooperação técnica firmados entre a Secretaria de Agricultura (Seagri), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas) têm proporcionado orientação e monitoramento para o controle da mosca da fruta, principal praga que ameaça as plantações de manga na região norte da Bahia. Cerca de três milhões de reais foram investidos nesse esforço de combate à praga por meio de três termos de cooperação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.