CI

Produtores lidam com impacto das chuvas no RS

Como está a temporada de colheita de uvas?


Foto: Pixabay

A temporada de colheita de uva está em pleno andamento em várias regiões do Rio Grande do Sul, trazendo destaques e desafios para os produtores locais, conforme os dados publicados no Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Na região de Bagé, na Campanha, as variedades Cabernet Franc, Marselan, Merlot e Cabernet Sauvignon estão avançando para a fase final de colheita. A qualidade excepcional das uvas tem atraído grande interesse das vinícolas da Serra Gaúcha, marcando a região como um polo de produção vitivinícola de destaque.

Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, a colheita das variedades Petit Verdot, Marselan e Cabernet Sauvignon está seguindo para sua fase derradeira. No entanto, os produtores enfrentam uma quebra de produtividade estimada entre 30% e 40% devido às chuvas excessivas na fase inicial de frutificação, que propiciaram o surgimento de uma alta pressão de fungos.

Por outro lado, em Frederico Westphalen, a colheita chegou ao fim, mas os resultados não foram tão satisfatórios quanto o esperado. O excesso de chuvas comprometeu a safra, afetando não apenas a quantidade, mas também a qualidade das uvas. Os produtores agora estão concentrados no manejo pós-colheita e fitossanitário, além da adubação de reposição, visando à recuperação das plantações.

Enquanto isso, em Santa Rosa, a colheita da uva já foi concluída, com rendimentos satisfatórios nas áreas não afetadas por fenômenos como granizo. No entanto, os agricultores agora voltam suas atenções para outras culturas, como os citros. Embora a sanidade das plantações seja boa, enfrentam desafios como o ataque de abelhas-irapuã, que consomem brotações e flores, e a redução na intensidade de pulgões. O controle da predação por aves frugívoras e insetos também tem sido uma preocupação constante.

A colheita de uvas na região sul do Brasil não apenas reflete a diversidade e qualidade dos produtos locais, mas também os desafios enfrentados pelos produtores em cada estágio do processo de cultivo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.