CI

Cai a cotação da novilha gorda em São Paulo

Consumo de carne bovina despencou na última semana de março


Foto: Sheila Flores

O mercado de carne bovina enfrentou uma desaceleração na última semana de março, conforme apontado pela análise do informativo "Tem Boi na Linha". Com a proximidade do feriado da Sexta-feira Santa e a consequente diminuição do poder aquisitivo da população, o consumo da proteína bovina registrou uma queda considerável.

Segundo os dados analisados, a cotação da novilha gorda apresentou uma redução de R$3,00 por arroba em comparação com o dia anterior, refletindo a fraqueza nas vendas. Por outro lado, as demais categorias mantiveram estabilidade nas cotações.

Na segunda-feira (25/3), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) emitiu a Portaria n°665, reconhecendo diversos estados brasileiros como livres de febre aftosa sem vacinação. Entre os estados mencionados estão Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

A portaria estabelece a proibição do armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a febre aftosa nessas unidades da federação, bem como restringe a movimentação de bovinos e seus produtos desses locais para áreas que ainda adotam a vacinação. Essa medida permanecerá em vigor até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda a todos os estados citados o status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação. A portaria entrará em vigor em 2 de maio de 2024.

Os dados de embarques de carne bovina registrados até março de 2024 já superam os números do mesmo período de 2023, indicando um crescimento de 61,7%. Vale ressaltar que, em março de 2023, as exportações para a China estavam suspensas devido a casos atípicos de "mal da vaca louca".

Com 16 dias úteis em março, foram exportadas 140 mil toneladas de carne bovina, com uma média diária de 8,7 mil toneladas. A cotação média ficou em US$4,5 mil por tonelada, representando uma retração de 5,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, o aumento do volume de embarques resultou em um crescimento significativo do faturamento diário, atingindo 52,1%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.