Bahia amplia abastecimento de milho para pequenos criadores
ProVB já comercializou 5 milhões de quilos em 2025 na Bahia

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reforçou, nesta semana, o abastecimento de milho para pequenos criadores na Bahia. De acordo com a Conab, a unidade de Itaberaba recebeu cerca de 78 mil quilos e a de Ribeira do Pombal, mais de 51 mil quilos. Os volumes integram um carregamento superior a 5 mil toneladas previsto para o estado, sendo 2 mil destinadas a Irecê, aproximadamente 1,5 mil a Itaberaba e cerca de 1,7 mil a Ribeira do Pombal. As entregas devem continuar nos próximos dias até completar o quantitativo programado para as unidades.
O milho é comercializado por meio do Programa de Venda em Balcão (ProVB), que permite a compra direta do grão por pequenos criadores. Segundo a Conab, "o limite mensal de aquisição é de até 27 toneladas por cliente, respeitando o consumo proporcional ao plantel registrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican)". Os preços de venda são atualizados a cada quinzena e, até 15 de agosto, estavam fixados em R$ 69,00 por saca de 60 quilos nas unidades de Itaberaba e Irecê.
Podem participar do programa suinocultores, avicultores, bovinocultores, caprinocultores, ovinocultores, bubalinocultores, coturnicultores e aquicultores com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou documento CAF-Pronaf ativos. A Conab explica que "também têm acesso produtores que, mesmo sem esses registros, possuam imóveis de até 10 módulos fiscais ou cuja renda anual se enquadre nos limites do Pronaf".
No acumulado do ano, o ProVB na Bahia já comercializou mais de 5 milhões de quilos de milho, atendendo a cerca de 1,6 mil criadores em mais de 4,4 mil operações de venda. O estado conta com quase 1,2 mil criadores cadastrados em Itaberaba, aproximadamente 700 em Irecê e cerca de 1 mil em Ribeira do Pombal, totalizando cerca de 2,9 mil produtores aptos ao programa. Para solicitar a análise da documentação enviada no Sican, é necessário solicitar a habilitação no sistema do Balcão Digital.