CI

Soja em alta em Chicago: Confira

As recentes chuvas na Argentina podem ter prejudicado



As recentes chuvas na Argentina podem ter prejudicado As recentes chuvas na Argentina podem ter prejudicado - Foto: Pixabay

De acordo com informações da TF Agroeconômica, o mercado da soja em Chicago (CBOT) encerrou a quarta-feira (21) em alta, impulsionado por fatores climáticos e pela valorização dos subprodutos. O contrato de soja para julho, referência para a safra brasileira, subiu 0,93%, fechando a US\$ 1062,75 por bushel. Já o contrato de agosto registrou alta de 0,83%, cotado a US\$ 1059,00. O farelo de soja também avançou 0,51%, encerrando a US\$ 294,1 por tonelada curta, enquanto o óleo de soja subiu 0,67%, chegando a US\$ 49,83 por libra-peso.

A análise da TF destaca que o mercado segue reagindo, principalmente, à valorização do óleo de soja, que ganha força com a expectativa de extensão, até 2031, dos créditos tributários 45Z para produtores de combustíveis de baixo carbono, como o biodiesel. Esse cenário fortalece a demanda pelo óleo e, consequentemente, impacta positivamente o complexo da soja.

Segundo informações da consultoria, outro fator que contribui para o movimento de alta são as adversidades climáticas. As recentes chuvas na Argentina podem ter prejudicado tanto o volume quanto a qualidade da safra que ainda está em colheita. Na China, excesso de chuva afeta lavouras de milho e trigo, o que pode abrir espaço para uma maior demanda por grãos substitutos, como a soja.

Nos Estados Unidos, o excesso de umidade no cinturão agrícola do leste tem atrasado o plantio de soja e milho, podendo até forçar replantios em algumas regiões. Esse conjunto de fatores mantém o mercado climático no radar dos investidores e sustenta o viés altista nas cotações internacionais da oleaginosa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.