CI

Mais que tendência: a revolução dos adjuvantes e o protagonismo dos biológicos na proteção de cultivos

Dow apresenta ao mercado dois novos portfolios



Foto: Divulgação

A Dow apresenta ao mercado dois novos portfolios: soluções de alto desempenho, como os coformulantes POWERBLOX™ BC, voltados ao segmento de biopesticidas, e a linha XIAMETER™ de antiespumantes e superespalhantes para diversos segmentos

Comprometida com a excelência e inovação, a Dow investe continuamente em pesquisas e ensaios rigorosos para garantir a qualidade e a eficácia de seus produtos - da bancada do laboratório até a performance no campo. E, por meio da ciência e de parcerias estratégicas, a empresa anuncia a expansão de seu portfólio de soluções para o mercado de proteção de cultivos. O foco está em tecnologias que aumentam a compatibilidade e a performance das formulações agrícolas. Entre os destaques estão a linha de coformulantes POWERBLOX™ BC, desenvolvida especialmente para aplicações com biodefensivos, e os novos lançamentos da linha XIAMETER™, destinados ao uso em defensivos (formulações In-can), fertilizantes e adjuvantes tank-mix.

De olho nas tendências do campo

De acordo com o balanço da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2024, o Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária do Brasil alcançou R$ 1,34 trilhão, ficando praticamente estável em relação a 2023. Os preços mais baixos dos produtos agrícolas mantiveram o VBP de 2024 no mesmo patamar do ano anterior[EF1] . Nesse cenário, a busca por inovação se torna cada vez mais relevante, como estratégia que gera mais eficiência e produtividade das lavouras – por exemplo, uma publicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre a cultura da soja mostra que a produção aumentou 1000% em 50 anos com apenas 400% a mais de área, graças aos avanços científicos.[EF2] 

Vale destacar também que os biodefensivos emergiram como motor de inovação no agro brasileiro.  Em 2024, ocorreu um recorde de 106 novos registros de defensivos biológicos aprovados pelo Ministério da Agricultura – 18% a mais que 2023, que teve cerca de 90 registros. 

Atenta a essa transformação, a Dow tem direcionado seus investimentos para o desenvolvimento de tecnologias que respondam às novas demandas do campo, com foco em quatro frentes estratégicas: formulações in-can, adjuvantes tank-mix, formulações biológicas e fertilizantes.

Henrique Alves, gerente de Marketing da Dow para o setor agrícola na América Latina, destaca que a companhia está atenta a essas tendências e colabora estreitamente com os formuladores para desenvolver soluções que não só cumprem as normas regulatórias, mas também aumentam a eficiência agronômica em diversas condições de aplicação. “A Dow entende os movimentos que o mercado exige na ponta e construimos nosso pipeline para atender as necessidades que se traduzem nas formulações finais da indústria. Biopesticidas já deixou de ser alternativa e se tornou estratrégico no manejo do produto rural. Por isso, estamos cada vez mais envolvidos com agricultura regenerativa em nossos produtos. Também sabemos que a falta da regulamentação traz uma escassez de qualidade, dai a importância de buscar parcerias como a do Instituto Agronômico (IAC) para o desenvolvimento de novos adjuvantes para indústria.”

O Programa de Adjuvantes do IAC confere o "Selo IAC" para as caracteristicas testadas, garantindo um padrão elevado de qualidade para o segmento de adjuvantes. No Brasil, como sabemos, não há regulamentação específica para adjuvantes e esse programa oferece uma maior segurança e confiabilidade aos produtos. A companhia reconhece que essa iniciativa é um caminho importante e já realizou testes de protótipos com pacote de surfactantes e siliconados da Dow por meio dessa parceria.

Em avaliações em soja, por exemplo, dois protótipos se destacaram: um com base em óleo mineral, que reduziu significativamente a tensão superficial da calda com dose mínima de apenas 0,0625% e apresentou um caracteristica de espalhamento 15 vezes maior que a o principal benchmarck do mercado hoje e com custo por hectare mais competitivo; e outro com base em éster metílico de soja, que também demonstrou excelente desempenho para quebra de tensão superficial. A parceria com o IAC reforça o compromisso da Dow com soluções mais eficazes e seguras para o campo.

Melhor performance com coformulantes biocompatíveis

Focada no avanço dos defensivos biológicos, a linha de produtos POWERBLOX™ BC é um novo portfólio de coformulantes agrícolas que confere alta compatibilidade com inúmeras cepas usadas globalmente e, quando usada na formulação, contribui para preservar a estabilidade e a eficácia de bactérias e fungos desde a etapa de preparação até a aplicação no campo.

Com ênfase na versatilidade, o portfólio POWERBLOX™ BC foi testado com uma ampla gama de microrganismos agrícolas, demonstrando elevada compatibilidade tanto com bactérias quanto com fungos. Ensaios conduzidos pela Dow, utilizando o método de luminescência HTR, evidenciaram excelente desempenho frente a cepas como Pseudomonas fluorescens e Azospirillum brasilense, entre outras.

Essa compatibilidade é crucial para assegurar a viabilidade da formulação final e garantir sua atividade até o momento da aplicação. Além disso, por ser composto por uma combinação de coformulantes, o POWERBLOX™ BC viabiliza formulações mais eficientes, alinhadas às exigências regulatórias e aos avanços da agricultura regenerativa.

Mais eficiência na gota, mais resultado no campo

Já a linha XIAMETER™ reúne superespalhantes e antiespumantes de silicones que potencializam o desempenho das misturas agrícolas, especialmente em aplicações foliares. Os superespalhantes XIAMETER™ garantem cobertura uniforme das folhas com dispersão até 10 vezes maior, otimizando a absorção de nutrientes e aumentando a eficiência dos defensivos. Os antiespumantes, por sua vez, asseguram o controle da formação de espuma durante o preparo e a aplicação das caldas, contribuindo para um processo mais seguro e eficiente.

A linha é compatível com diversos tipos de formulações — herbicidas, fungicidas, inseticidas, fertilizantes e adjuvantes — e, ao combinar tensoativos especializados, tecnologias de aplicação avançadas e agentes compatíveis com uma ampla gama de ingredientes ativos, as soluções da Dow atendem às crescentes demandas do setor agrícola, promovendo lavouras mais produtivas, bem nutridas e com maior controle operacional.

“Com a linha XIAMETER™, reforçamos nosso compromisso em levar mais eficiência às operações agrícolas. Nossas tecnologias de silicone, como superespalhantes e antiespumantes, ajudam a garantir uma pulverização mais uniforme e um preparo de calda mais estável, além de oferecer ampla compatibilidade com diferentes formulações,” destaca Felipe Notário, gerente de Marketing para soluções de silicones no setor agrícola.

A Dow, com seu compromisso com a ciência e pesquisa, investe continuamente em estudos rigorosos para garantir a qualidade de suas tecnologias. Valorizando parcerias estratégicas, a empresa desenvolve soluções como as linhas POWERBLOX™ BC e XIAMETER™, que aumentam a eficiência das lavouras. Conheça mais sobre as soluções da Dow e veja como elas podem ajudar a transformar suas operações agrícolas!

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) é uma das principais empresas de ciência dos materiais do mundo, atendendo a clientes em mercados de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e soluções de consumo. Nossa atuação global, integração e escala de ativos, bem como nosso foco em inovação, liderança em diferentes mercados e compromisso com a sustentabilidade, nos permitem alcançar crescimento rentável e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável. Operamos em unidades fabris em 30 países e empregamos aproximadamente 36 mil pessoas. Em 2024, a companhia entregou aproximadamente US$ 43 bilhões em vendas. Referências à “Dow” e/ou à “Companhia” se referem à Dow Inc. e às suas subsidiárias. Saiba mais sobre a Dow e nossa ambição de sermos a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo acessando www.dow.com.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.