CI

Alta no preço do arroz anima mercado

Incerteza domina planejamento da próxima safra



Foto: Pixabay

Os preços do arroz em casca seguem em trajetória de alta no Rio Grande do Sul neste final de julho. A valorização do produto tem sido impulsionada por uma combinação de fatores: oferta restrita, demanda firme e expectativa de aumento nas exportações. Mesmo com o cenário positivo no curto prazo, produtores demonstram cautela e começam a repensar o futuro da atividade.

Segundo informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a maioria dos orizicultores tem optado por vender apenas volumes pontuais, suficientes para cobrir compromissos financeiros imediatos. A estratégia é aguardar preços ainda mais atrativos nas próximas semanas. Os pesquisadores destacam ainda que a possibilidade de incremento nas exportações contribui para manter o mercado interno aquecido, reforçando a tendência de valorização.

No entanto, mesmo com a recuperação recente, os preços do arroz acumulam queda expressiva de 30% no ano, conforme levantamento do Cepea. Essa desvalorização ao longo de 2024 afeta diretamente a rentabilidade da cultura, comprometendo o planejamento da próxima safra e provocando incertezas no setor. Muitos produtores já sinalizam a intenção de reduzir a área cultivada, diante dos riscos financeiros e da instabilidade do mercado.

A preocupação é que, sem perspectivas mais sólidas de estabilidade e rentabilidade, o desestímulo possa comprometer o abastecimento futuro e gerar impactos na cadeia produtiva como um todo. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.