Feira AgroBrasília: governador visita feira e anuncia de novos incentivos
AgroBrasília 2025 recebe governador Ibaneis Rocha e anuncia novas medidas

A 16ª edição da Feira AgroBrasília recebeu, nesta sexta-feira (23), a visita do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB/DF), que participou de solenidade no auditório Buriti e anunciou uma série de medidas voltadas ao fortalecimento do agronegócio regional. O evento, que acontece entre os dias 20 e 24 de maio, reúne tecnologias de agricultura 4.0, debates sobre meio ambiente, encontros internacionais e ações que destacam o protagonismo feminino no campo.
Durante a cerimônia, o governador assinou a ampliação da validade do documento Passaporte Equestre, que passa de 90 para 180 dias e contará com QR Code para facilitar o transporte de equinos. Também foi firmado um protocolo de intenções com o Governo de Goiás para unificar sistemas estaduais e desburocratizar o transporte de equinos entre as regiões. Além disso, foi anunciado o repasse de R$ 2 milhões ao Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), como parte de um total de R$ 15 milhões destinados ao financiamento de agroprodutores do Distrito Federal e Entorno.
O secretário de Agricultura do DF (SEAGRI-DF), Rafael Bueno, destacou o compromisso do GDF com os produtores locais, enfatizando que o governador Ibaneis Rocha tem sido um defensor do pequeno e médio produtor. Segundo ele, o incentivo aos criadores de equinos, atividade de grande importância na região, é um exemplo de política pública eficaz. José Guilherme Brenner, presidente da AgroBrasília e da Coopa-DF, alertou para a necessidade de criar condições adequadas para que o setor aproveite as oportunidades de crescimento, reforçando o papel da feira como espaço estratégico de articulação.
Durante seu discurso, o governador Ibaneis Rocha compartilhou a importância da tomada de decisão no setor público e afirmou que, quando o objetivo é fazer o bem, as decisões se tornam mais leves e naturais. Segundo ele, a gestão está comprometida com a promoção do desenvolvimento do campo e o bem-estar da população do Distrito Federal.
Também presente no evento, o presidente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Raul Jungmann Pinto, ressaltou que a meta da instituição é recuperar áreas degradadas por meio do plantio de aproximadamente 180 mil mudas, promovendo a reconexão entre o campo e a sustentabilidade. O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, agradeceu ao GDF pelas iniciativas e destacou que a empresa está presente na feira com uma área de 2,7 hectares, promovendo acesso a tecnologias para mais de 3,3 mil produtores do DF e Entorno.
A solenidade contou com a presença da primeira-dama Mayara Rocha, do filho do governador João Pedro Barroso, da vice-governadora Celina Leão (PP/DF), do deputado distrital Pedro Paulo - "Pepa" (PP-DF), além de representantes do setor produtivo, da Coopa-DF, da SEAGRI, da Emater-DF e do IBRAM.
Informações AgroBrasília
Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Feira AgroBrasília 2025 ocorrerá entre os dias 20 a 24 de maio, com entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (localizado na BR 251 km 5 - PAD-DF, Brasília, Distrito Federal). Neste ano a Feira já conta com o patrocínio do Banco de Brasília (BRB), Bradesco, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), All Rede, e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).
Informações AgroBrasília
Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a Feira AgroBrasília 2025 ocorrerá entre os dias 20 a 24 de maio, com entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (localizado na BR 251 km 5 - PAD-DF, Brasília, Distrito Federal).