CI

Intensa massa de ar polar avança pelo Brasil

Fronteira sul do país deve registrar mínimas de 3°C


Foto: Pixabay

Uma intensa massa de ar polar está prestes a avançar pelo Brasil, derrubando as temperaturas em diversas regiões do Sudeste e Centro-Oeste, segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink. Já nesta sexta-feira (24), a fronteira sul do país deve registrar uma acentuada queda nas temperaturas, com mínimas de 3°C.

O frio mais intenso ficará concentrado entre a Argentina e o Uruguai, com possibilidade de temperaturas negativas em uma área bastante ampla da Argentina. No sábado, essa massa de ar frio avança para mais áreas do Brasil, influenciando o norte da Argentina, Paraguai e sul da Bolívia, e provocando uma redução nas temperaturas no Mato Grosso do Sul (MS) e sudoeste do Mato Grosso (MT), com marcas que podem ficar abaixo de 10°C no sul do MS.

No domingo, as temperaturas seguem amenas com um leve recuo do ar frio em direção à Argentina. Ainda assim, a região sul do Brasil experimentará temperaturas típicas de inverno, ligeiramente mais altas do que no dia anterior.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Na segunda-feira, a massa de ar frio avança até o estado de São Paulo (SP), com o núcleo de temperaturas mais frias concentrado sobre Santa Catarina (SC) e Paraná (PR). Espera-se uma queda nas temperaturas no sul de Goiás (GO), Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais (MG), com a possibilidade de amanhecer com registros abaixo dos 10°C em boa parte de SP e sul do MS.

Apesar da previsão de geadas na região sul, a presença de nuvens e chuvas deve impedir a formação de gelo em áreas extensas, limitando a geada a fenômenos pontuais sem riscos significativos para as lavouras.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas mínimas no final de semana devem ficar próximas ou abaixo de zero nas partes altas das Serras do Sul e na região da campanha gaúcha. Em Porto Alegre, as mínimas ficam abaixo dos 10°C a partir desta sexta-feira, com sensação térmica ainda mais baixa. A expectativa é de geada no Rio Grande do Sul e parte do sul catarinense durante o final de semana.

A partir desta sexta-feira, o ar polar e a circulação de umidade oceânica deixarão muitas nuvens, especialmente na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A sensação de frio será intensificada pelo vento de oeste a sul, com rajadas acima dos 40 km/h. O sistema frontal chegará inclusive ao Sudeste do país, rompendo o bloqueio atmosférico e encerrando a sequência de dias quentes no norte do Paraná, parte do Brasil central e Região Sudeste.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.