CI

Produtividade do algodão sobe 1,83% no Mato Grosso

Precipitação favorece segunda safra de algodão



Foto: Divulgação

A área destinada ao cultivo de algodão em Mato Grosso para a safra 2024/25 apresentou crescimento. Segundo análise divulgada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (7), a projeção para julho é de 1,52 milhão de hectares, o que representa um aumento de 1,17% em relação à estimativa de junho.

A análise indica que, do total plantado, cerca de 297,40 mil hectares correspondem à primeira safra, enquanto a segunda safra ocupa aproximadamente 1,23 milhão de hectares. O Imea também manteve a projeção de produtividade média estadual em 297,06 arrobas por hectare, número que representa um avanço de 1,83% em relação à safra anterior.

Apesar de as chuvas registradas em junho terem afetado parte do algodão da primeira safra, os dados coletados junto aos informantes do Instituto indicam que os volumes de precipitação beneficiaram as áreas de segunda safra, que representam cerca de 80% da área cultivada. Esse desempenho positivo sustenta as expectativas de produtividade até o momento.

Com base nos indicadores atuais, o Imea projeta um novo recorde de produção de algodão em caroço no estado, com volume estimado em 6,79 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.