CI

Cultivo de acácia-negra impulsiona economia na Serra Gaúcha

Quanto ao mercado, a produção de energia absorve aproximadamente 90% da demanda


Foto: Canva

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, onde os dados do IBGE de 2018 revelam cerca de 8.400 hectares dedicados ao cultivo de acácia-negra, essa cultura vem se destacando no cenário agrícola local. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (11/04) pela Emater/RS-Ascar, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), na Serra Gaúcha, a acácia-negra representa não apenas uma atividade econômica, mas também um importante pilar social para as propriedades familiares.

Especialmente na região das Hortênsias, a acácia-negra desempenha um papel fundamental na diversificação de culturas e na geração de renda adicional para os agricultores locais. No entanto, desafios como a sucessão familiar têm contribuído para a escassez de mão de obra, dificultando o pleno desenvolvimento da atividade. Apesar desses obstáculos, as características do relevo acidentado da região têm favorecido a continuidade da cultura, mantendo-a como uma alternativa viável de produção.

Os produtores mais idosos e com limitações físicas encontram na acácia-negra uma oportunidade, contratando mão de obra para implantação e colheita como forma de manter suas terras produtivas. No entanto, muitas operações, incluindo o corte e empilhamento, são terceirizadas, representando cerca de 60% dos custos totais da atividade e impactando a rentabilidade nas pequenas propriedades.

Em alguns municípios, iniciativas de fomento à atividade por parte de indústrias do setor têm incentivado o plantio, oferecendo mudas aos produtores. No entanto, exigências legais como o cadastro de produtor florestal e o licenciamento da silvicultura têm desestimulado a implantação de novas áreas com essa espécie.

Quanto ao mercado, a produção de energia absorve aproximadamente 90% da demanda, enquanto uma parcela menor é destinada para vigas na construção civil. São realizados controles de pragas, tratos culturais e colheita, e a cultura apresenta boas condições fitossanitárias no período atual.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.